ANP realiza debate sobre oportunidades de investimentos na produção de combustíveis

Preço médio da gasolina cai pela 6ª semana seguida, aponta ANP
23/06/2017
Para técnicos da CVM, Petrobrás terá de refazer balanços
24/06/2017
Mostrar tudo

Fonte: Portal da ANP

Investidores, agentes econômicos e representantes de órgãos de governo participaram nesta quinta-feira (22) do workshop “Perspectivas de Investimentos na Produção de Combustíveis – Hub Norte/Nordeste”, realizado pela ANP no Rio de Janeiro.
O evento abordou as possibilidades de investimentos no País, em especial nas regiões Norte e Nordeste, a partir da análise de fatores de riscos externos, da atual infraestrutura nacional e da dependência externa de combustíveis nos próximos 15 anos.
O diretor do ANP Aurélio Amaral lembrou que o Brasil é deficitário em todos os combustíveis. “Um país que é um grande produtor de petróleo e um grande produtor agrícola não pode ser dependente da produção externa. Já fomos o maior produtor de etanol do mundo e, no primeiro trimestre de 2017, importamos 400% a mais do que no mesmo período do ano passado. Com relação à gasolina, foram 170% a mais”, destacou.
No workshop, foi ressaltado o fato de o Brasil ser o sexto país do mundo em consumo de petróleo e derivados e o terceiro em consumo de combustíveis no segmento de transportes, mas apenas o oitavo em capacidade de refino. E, considerando um crescimento moderado para os próximos 15 anos, haverá um salto significativo na demanda por combustíveis.
As análises da ANP indicam que o País precisa definir sua estratégia para o setor: autossuficiência, o que exige investimentos em refinarias e produção de biocombustíveis, ou certo nível de dependência externa, o que demanda investimentos em infraestrutura portuária, ou uma solução intermediaria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *