Distribuidoras de etanol mudam para evitar débitos

BR Distribuidora e Clique Retire vão oferecer terminais de e-commerce em postos
04/09/2019
Gasolina recua em 18 Estados e no DF, diz ANP; valor médio cai 0,39% no País
04/09/2019

Fonte: Estado de Minas (Mercado S/A)

Uma nova artimanha acaba de ser descoberta no mercado de combustíveis. Distribuidoras de etanol conhecidas como barrigas de aluguel estão mudando sua inscrição cadastral para o modelo de Eirelli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), que estabelece a separação dos bens da empresa e os bens pessoais do seu titular, que não podem ser usados para assegurar débitos contraídos pela companhia.
O mais recente ranking da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com as maiores distribuidoras do Brasil traz pelo menos duas empresas que aderiram à prática. Uma delas é a Noroeste, que aparece como a quarta maior do país, com 6,49% do mercado.
No ranking de 2018, a empresa não estava entre as 10 maiores. Outra distribuidora que virou Eirelli é a Vetor, que adotou o novo modelo no mês passado. Ela estava em oitavo lugar no ranking de 2018 e pulou para a sexta colocação em 2019. A Vetor acumula dívidas de cerca de R$ 26 milhões com a Fazenda paulista.