Donos de postos reclamam de reajuste no IPTU; aumento chega a 600%

Em novembro a Bahia recebe o XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste
23/10/2017
Aumento do iptu chega a 600% em postos de combustíveis; associados recorrem na justiça
24/10/2017

Fonte: Radio Sociedade
Associados do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia entraram na Justiça para pedir a suspensão do valor reajustado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com o grupo, o aumento chega a até 600% em algumas unidades, como é o caso dos postos de combustíveis da Avenida Pinto de Aguiar. Inicialmente em R$ 4.162,31 em 2013, o imposto passou para R$ 23.771,59 com o aumento determinado pela Prefeitura de Salvador. Na Avenida Tancredo Neves, o aumento foi de 300%, e foi de R$ 32.987,49 para R$ 83.780,89. Já para os postos na Avenida Otávio Mangabeira, o valor foi de R$ 19.254,61 para R$ 75.802,72 reajuste de 400%.
O aumento do IPTU foi possibilitado pela Câmara Municipal com a aprovação de mudanças no Código Tributário da cidade. Representantes de outros setores também já se manifestaram contra o aumento da taxa, como o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), Samuel Prado, e o próprio Hotel Fiesta. Enquanto isso, segue em trâmite no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) uma ação que julga se o reajuste feito em 2013 é constitucional ou não. O julgamento está previsto para ser retomado nesta quarta (25).