Etanol subiu em 6 Estados, caiu em 19 e no DF e ficou estável no AP, diz ANP

Aberto o credenciamento online para Expopostos 2017
26/06/2017

Fonte: Agência Estado

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em seis Estados, caíram em outros 19 e no Distrito Federal e ficaram estáveis no Amapá na semana encerrada no sábado, 24. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na semana anterior a ANP havia apontado alta em 7 Estados e no Distrito Federal, queda em outros 16 e estabilidade em Sergipe e Tocantins. A falta de dados comparativos tinha impedido a avaliação sobre Roraima. No período de um mês, as cotações do produto acumulam alta em apenas um Estado, Maranhão. No Amapá os preços ficaram estáveis nos últimos 30 dias.

Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação caiu 0,83% na semana, para R$ 2,257 o litro, e no período de um mês acumula baixa de 5,37%. Na semana, o maior avanço das cotações foi registrado em Roraima (6,32%), enquanto o recuo mais significativo ocorreu no Ceará (2,64%). A maior alta mensal, de 0,24%, foi observada no Maranhão e a maior queda foi em Mato Grosso (9,05%).
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,79 o litro, em São Paulo, e o máximo foi de R$ 4,15 o litro, no Rio Grande do Sul. Na média, o menor preço foi de R$ 2,19 o litro, em Mato Grosso, e o maior preço médio foi verificado no Amapá, de R$ 3,87 o litro.

Competitividade
Os preços do etanol hidratado permaneceram competitivos ante os da gasolina apenas em Mato Grosso e São Paulo na semana passada, a sexta consecutiva. Nos demais Estados e no Distrito Federal a gasolina ainda é mais vantajosa. Os dados são da ANP.

Em Mato Grosso, o etanol equivale a 61,76% do valor cobrado pela gasolina, e em São Paulo, a 67,94% - a relação é favorável ao biocombustível quando está abaixo de 70%.
Em São Paulo, o etanol ficou cotado, em média, a R$ 2,257 por litro nesta semana. A gasolina, em R$ 3,322 por litro.