Corte de custo e preço maior do petróleo fazem Chevron reverter perdas

Lucro da Exxon Mobil mais que dobra no 1º tri com aumento dos preços do petróleo
28/04/2017
Petrobras diz que greve não gera impactos significativos
28/04/2017

Fonte: Valor Econômico

Segunda maior petrolífera dos Estados Unidos, a Chevron informou lucro de US$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de US$ 725 milhões registrado no mesmo período do ano passado.
A receita da companhia somou US$ 33,4 bilhões de janeiro a março, alta de 42% na comparação anual.
O resultado da companhia foi beneficiado pelos esforços nos cortes de custos e por um cenário mais vantajoso dos preços internacionais do petróleo.
Pressionada pelo prolongado recuo nos preços do petróleo, que atingiram sua rentabilidade nos trimestres anteriores, a empresa adotou medidas para cortar milhares de empregos e bilhões de dólares em investimentos.
A Chevron disse que tinha 55.200 funcionários no fim de 2016, uma queda de 15% em relação a 2014.
“Continuamos a fazer bons progressos na redução dos nossos gastos”, disse o presidente da companhia, John Watson.
No último trimestre, as despesas operacionais foram 14% menores do que há um ano e os investimentos diminuíram mais de 30%.
O preço médio de vendas da empresa por barril de petróleo bruto e de gás natural foi de US$ 49, acima dos US$ 29 obtidos um ano atrás.
A produção no período ficou praticamente estável, em 4,68 milhões de barris de petróleo equivalentes por dia, alta de 0,3%
O lucro da divisão de refino e distribuição subiu 26%, para US$ 926 milhões, no trimestre.
As operações de exploração e produção, reverteram prejuízo de US$ 1,46 bilhão para lucro de US$ 1,51 bilhão no período. Preços mais altos do petróleo e menores despesas operacionais levaram o resultado para o azul.