Gasolina aumenta por Harvey e preços aos produtores dos EUA sobem em setembro

Fiesp critica elevar impostos para compensar ICMS fora da PIS-Cofins
13/10/2017
Petrobras anuncia alta de 0,80% no preço da gasolina e queda de 0,20% no diesel
13/10/2017
Mostrar tudo

Fonte: O Globo Online

Os preços aos produtores dos Estados Unidos subiram em setembro, uma vez que o preço da gasolina registrou seu maior aumento em mais de dois anos devido às interrupções da produção em refinarias do Texas causadas pelo furacão Harvey. De acordo com o Departamento do Trabalho, o índice de preços ao produtor para demanda final subiu 0,4% no mês passado, depois de crescer 0,2% em agosto. Nos 12 meses transcorridos até setembro, o índice saltou 2,6%o, sua maior alta desde fevereiro de 2012 e após crescimento de 2,4% em agosto.
Os preços da gasolina no atacado subiram 10,9% em setembro, na esteira de uma elevação de 9,5% no mês anterior. O aumento foi o maior desde maio de 2015 e representou dois terços do aumento de 0,7% no preço dos produtos.
O Departamento do Trabalho informou que o aumento nas tarifas de energia provavelmente resultou da “redução da capacidade de refinamento na área da Costa do Golfo do México devido ao furacão Harvey”.
Segundo o departamento, os furacões Harvey e Irma, que devastaram a Flórida, não tiveram “praticamente” nenhum impacto na coleta de dados para o índice.
Economistas haviam previsto que o índice de preços aos produtores subiria 0,4% no mês passado e que mostraria uma elevação de 2,5 por cento quando comparado com um ano atrás.
O impacto do Harvey e do Irma, que ocorreram no final de agosto e início de setembro, na economia provocou uma perda de empregos pela primeira vez em sete anos.
As tempestades também causaram uma redução nos gastos dos consumidores e minaram a produção industrial, a construção de casas e as vendas de imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *