Impacto de nova PIS/Cofins será conhecido em agosto

PIS/Cofins pouparia etanol se houvesse política pública, diz Unica
24/07/2017
Novidades no Encontro de Revendedores de Salvador que acontece nesta sexta
24/07/2017

Fonte: Valor Online movie Dunkirk 2017 download

O impacto das novas alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis no consumo de etanol hidratado será avaliado em agosto, quando for calculada a incidência de outro tributo, o ICMS, sobre o valor dos combustíveis no varejo. A cada 15 dias, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulga um preço médio ponderado para o consumidor final (PMPF) da quinzena anterior, que serve de base de cálculo para a incidência do ICMS. Logo, o efeito das novas alíquotas nos preços finais e a diferença de valor pelo qual o etanol será negociado ante a gasolina só estarão claros em agosto. “O ajuste vai chegar [ao consumidor final] em etapas”, disse Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica). Ele avaliou ser precoce estimar o quanto a demanda por etanol pode subir. Na última sexta-feira, os preços dos combustíveis nos postos já refletiam as novas alíquotas, segundo Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Ele estimou que o preço do etanol deve se aproximar de 70% do valor da gasolina nos Estados que têm alíquota reduzida de ICMS para o produto.