Petrobras aprova acordo com investidores para encerrar uma ação individual nos EUA

BC da Rússia prevê que petróleo Brent possa recuar a US$ 25 o barril
20/06/2017
Regras de concessão de gasodutos podem ser flexibilizadas
20/06/2017

Fonte: Reuters

A Petrobras afirmou que seu conselho de administração aprovou nesta segunda-feira um acordo para encerrar uma ação individual proposta perante a Corte Federal da Pensilvânia (EUA) por um grupo de afiliadas do The Vanguard Group, um dos maiores acionistas da companhia.
A empresa já havia feito acordos para encerrar outras 19 ações individuais apresentadas à Corte Federal de Nova York, apresentadas por investidores que se sentiram lesados diante das denúncias de corrupção apuradas pela operação Lava Jato.
A ação judicial do Vanguard era a única ação individual proposta fora de Nova York.
Para refletir os acordos celebrados, assim como as negociações em curso com outros autores de ações individuais, o valor total de provisões estimado passa a ser 445 milhões de dólares para o segundo trimestre de 2017, ante 372 milhões de dólares provisionados no resultado do exercício de 2016.
“Esses acordos, cujos termos são confidenciais, têm como objetivo eliminar incertezas, ônus e custos associados à continuidade dessas disputas e não constituem qualquer reconhecimento de responsabilidade por parte da Petrobras, que continuará se defendendo firmemente nas demais ações em andamento”, afirmou a estatal.
Incluindo as ações individuais com acordos previamente celebrados, 27 ações individuais haviam sido consolidadas, para fins de julgamento, em conjunto com uma ação coletiva (“class action”) perante a Corte Federal de Nova York, relatou a estatal.
A Petrobras disse ainda que, no momento, não é possível fazer estimativa confiável sobre o desfecho da “class action”.