PETROBRAS CORTA PREÇO DA GASOLINA EM 2% A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

VOLATILIDADE À VISTA COM NOVA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS
ETANOL CAI EM 20 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL E SOBE EM CINCO, DIZ ANP

FONTE: G1
Petrobras anunciou nesta segunda-feira (10) uma nova redução nos preços dos combustíveis nas refinarias. A gasolina será reduzida em 2% e o diesel, em 1,7%, a partir desta terça-feira (11). Esta é a terceira redução seguida anunciada pela estatal.
Nos postos de gasolina, a decisão de repasse dos preços ao consumidor é dos comerciantes.
O último anúncio de preços foi feito na sexta-feira (7), quando a Petrobras havia cortado o preço do diesel em 0,2% e o da gasolina em 0,7%.
Nova política de preços
Em junho, a estatal anunciou sua nova política de preços para o diesel e a gasolina, dando liberdade para que a área de marketing e comercialização da empresa reajuste as cotações na refinaria de forma mais frequente, inclusive diariamente.
Desde então, somente neste mês, a Petrobras alterou os preços do diesel e da gasolina por cinco vezes.
Segundo a política de preços, a Petrobras busca manter sempre os valores dos dois combustíveis acima da paridade de importação, seguindo as variações do mercado. Com isso, a companhia abre espaço para concorrentes importarem os derivados de petróleo.
Desde 3 de julho, a área técnica da Petrobras pode fazer ajustes quando achar necessário, desde que respeite um limite de redução de 7% a alta de 7%. A orientação anterior era de reajuste ao menos uma vez por mês.
PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS CAEM; GASOLINA TEM MENOR VALOR EM MAIS DE 20 MESESVOLTAR
FONTE: BRASILAGRO
Os preços médios da gasolina, do diesel e do etanol vendidos nos postos do Brasil caíram nesta semana ante a semana anterior, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicados nesta sexta-feira.
O recuo ocorre após a Petrobras revisar a sua política de preços de combustíveis na semana passada, quando decidiu que irá realizar reajustes de forma mais frequente, inclusive diariamente, como forma de recuperar participação de mercado em momento em que preços internos e no mercado internacional incentivam importações pelos concorrentes.
O preço médio da gasolina caiu 0,6 por cento nesta semana ante semana anterior, para 3,489 reais por litro, o menor valor desde o final de outubro de 2015, enquanto o etanol, seu concorrente nas bombas, caiu 1,1 por cento, para 2,423 reais por litro, segundo a ANP.
Já o diesel caiu 0,3 por cento, no mesmo período, para 2,948 reais por litro.