‘Posto do futuro’ terá jardins, academia e lojas, menos gasolina

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Um concurso internacional de design pediu que os concorrentes projetassem como serão os postos de combustível no futuro, quando os veículos elétricos forem maioria circulando nas ruas. A ideia vencedora aposta em um lugar com academia, jardins e painéis solares – menos o que é usado para abastecer atualmente – gasolina, álcool ou gás.
O projeto ganhador, do arquiteto James Silvester, de Edimburgo, na Escócia, prioriza a experiência sobre a conveniência: enquanto aguarda o tempo necessário para recarregar uma bateria – cerca de meia hora a mais do que um abastecimento da forma como é feita hoje – o motorista pode descansar, relaxar e até explorar o local.
No prédio linear em formato oval, portas de carregamento circundam o perímetro e, no centro, há um espaço semelhante a um shopping composto por lojas, venda de comida e bebida, um pequeno jardim cheio de plantas e espaço para realização de exercícios e massagem terapêutica. para ajudar os motoristas a fazerem uma pausa na estrada.
O sistema modular permite que o posto seja instalado em locais de diferentes tamanhos. A Parkland, operadora canadense de postos de gasolina com 3 mil em operação em 25 países e principal patrocinadora da competição, planeja começar a construir unidades nos moldes da ideia vencedora.
“É preciso oferecer às pessoas algum tipo de destino ou experiência única que possa mantê-las entretidas. Se eu estivesse em um carro por 40 minutos em um posto de gasolina, estaria arrancando meu cabelo no final”, diz Silvester ao site “Fast Company”.
O vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Parkland, Darren Smart, concorda. “Não há dúvida de que a mobilidade está começando a eletrificar. Mas as estações de carregamento atuais estão localizadas em pontos desinteressantes, fora de mão e, em alguns casos, inseguros. Isso é agravado pelo fato de que um motorista precisar permanecer por 20 ou 30 minutos para carregar o carro. É uma combinação ruim”.
Segundo Silvester, as estruturas também podem ser instaladas perto de mirantes ou trilhas, dando aos viajantes a chance de ver melhor o local em que pararam, e não apenas o interior de uma loja de conveniência. “Muitos desses lugares você apenas passa, mas nunca conhece. Então é uma oportunidade”.

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