Agência epbr
A Eletrobras anunciou nesta quinta-feira (15/12) que fechou acordo de cooperação técnica com a Shell para troca de informações para possível coinvestimento e operação de eólicas offshore com a petroleira.
As duas empresas vão identificar juntas áreas para parceria no desenvolvimento e implementação de projetos.
“Considerando que o eventual desenvolvimento de um projeto demanda estudos prévios sobre a viabilidade de áreas potenciais para a sua implementação, as empresas Eletrobras e Shell têm interesse em realizar de forma conjunta os estudos necessários”, explica o diretor de Geração da Eletrobras, Pedro Jatobá.
O investimento pode ser mais uma aposta da empresa em transição energética. O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, afirmou recentemente que a empresa pretende atingir emissões líquidas zero nos escopos 1 (operações), 2 (energia consumida) e 3 (cadeia produtiva). Para isso, uma das ações será a venda de térmicas.
Pode haver venda de ativos ou desmobilização.
A Eletrobras quer levantar cerca de R$ 4,4 bilhões vendendo participações em empresas até 2023. A expectativa é vender posições não estratégicas em empresas de capital aberto e fechado até o final do próximo ano. A exemplo do que fez no mês passado, ao se desfazer dos 1,56% que detinha na distribuidora Celpe, de Pernambuco, controlada pela Neoenergia.