O Globo
A Vibra (que explora a marca BR) conseguiu recuperar parte da fatia perdida no mercado de postos de combustíveis, que vem sendo marcado pela chegada de novas bandeiras e pelo avanço de marcas independentes.
Considerando apenas o mercado de gasolina, a Vibra aumentou sua fatia, em abril, de 21,05% para 21,68% no mercado nacional, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) consultados pela coluna. Enquanto isso, a rival Ipiranga recuou de 16,7% para 16,33%, e a Raízen (Shell) viu sua participação diminuir de 15,2% para 14,94%.
A tendência foi observada em outros segmentos do mercado, como a distribuição de diesel.
“Após registrar uma redução na participação de mercado no início deste ano, a Vibra apresentou um aumento em sua participação em abril. A participação da Vibra no mercado de diesel cresceu mês contra mês em todos os três segmentos, com o varejo subindo 0,8 ponto percentual (pp), os segmentos B2B avançando 2,2 pp e o segmento TRR (sigla para Transportador Revendedor Retalhista, que adquire combustíveis a granel para revendê-los de forma fracionada) crescendo 1,4 pp”, disseram analistas do Itaú BBA, em relatório sobre o assunto divulgado a clientes.
O banco acrescentou:
“No ciclo Otto (gasolina e etanol), a participação da Vibra aumentou 0,5 pp no segmento de Varejo em relação ao mês anterior. Vale destacar também que a tributação monofásica do etanol hidratado, implementada em 1º de maio, deve contribuir para a tendência de recuperação da participação de mercado da Vibra no ciclo Otto.”
O mercado de postos vem sendo marcado por competição mais acirrada, com a chegada de novas bandeiras ao Brasil — como Petronas e Texaco, que voltou ao mercado local, embora pelas mãos da dona da Ipiranga —, além de marcas como Larco (Bahia) e SIM (Rio Grande do Sul), que vêm ganhando participação.
A participação das três maiores bandeiras na distribuição de combustíveis caiu de 55,9% para 52% no ano passado.