Confiança entre empresários baianos perde força em agosto

Vendas de diesel e gasolina crescem no Brasil em julho, etanol tem recuo
01/09/2025
Petróleo fecha em alta, com receios de oferta da Rússia e expectativas da China
02/09/2025
Mostrar tudo

SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -161 pontos em agosto, numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – indicando, assim, um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto). Trata-se da 19ª pontuação abaixo de zero em sequência e do quarto menor registro do ano.

No mês, ao registrar -161 pontos, o ICEB indicou recuo da confiança em relação a julho (quando o indicador marcou -133 pontos). A queda em comparação ao mês imediatamente antecedente foi de 28 pontos – suficiente para suplantar a alta captada em julho (aumento de apenas 2 pontos). Assim, conforme Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais, “essa oscilação negativa da percepção quanto ao futuro do empresariado baiano deve servir de alerta, já que mais do que anula o aumento observado no mês antecedente”.

A queda da confiança de julho a agosto aconteceu de forma generalizada, visto que todos os quatro grupamentos expressaram retrocesso. Entre os setores, o de Agropecuária apresentou o maior encolhimento e o de Indústria registrou o menor recuo.

Ao final, em agosto, nenhum dos quatro setores assinalou pontuação superior a zero. Os resultados foram: Agropecuária, -146 pontos; Indústria, -181 pontos; Serviços, -169 pontos; e Comércio, -104 pontos. Enquanto o setor de Comércio foi o de pontuação menos desfavorável, a atividade de Indústria exibiu o menor nível de confiança por dois meses seguidos.

Além do mais, do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, situação financeira e capacidade produtiva foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis inflação, vendas e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.

Ainda segundo Lobo, “vale destacar que, mesmo diante do recuo na margem e das oscilações ao longo do ano, a percepção do empresariado baiano quanto ao futuro se encontra melhor agora do que no início de 2025, já que o saldo líquido do ICEB no intervalo de janeiro a agosto ainda se mostra positivo”.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de agosto de 2025 pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *