Folha de S.Paulo
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revisou suas projeções para o setor em 2026 nesta terça-feira (7). Agora, a entidade espera uma melhora na produção e nas vendas de carros novos no país, apoiada principalmente pelos modelos leves, enquanto a venda de pesados deve cair.
A entidade informou esperar um crescimento nas vendas de veículos de 12,1% em relação ao ano passado, alcançando 3,01 milhões emplacamentos, o maior patamar desde 2014. A revisão veio bastante acima da última estimativa da Anfavea, anunciada no início do ano, que previa aumento de 2,7% nas vendas. Em 2025, foram vendidos 2,69 milhões de veículos novos no país.
A alta deve ser apoiada por crescimento de 13% nas vendas de veículos leves, enquanto os emplacamentos do segmento pesado devem cair 6%, acrescentou a Anfavea.
Já a produção deve aumentar 5,8%, a quase 2,80 milhões de veículos, também acima da previsão de janeiro, que apontava crescimento de 3,7%, e do resultado de 2025, que teve 2,64 milhões de veículos produzidos.
A Anfavea também espera que o Brasil exporte 462 mil veículos, recuo de 12,8% na comparação anual, em uma reversão ante estimativa anterior de aumento de 1,3%.
Segundo o presidente da entidade, Igor Calvet, o setor está vivendo dois cenários muito diferentes com a previsão de crescimento “robusto” dos leves e de queda até o final deste ano para o mercado de caminhões.
O setor se beneficiou das duas etapas do Move Brasil, programa do governo federal de financiamento para profissionais do transporte trocarem seus veículos por modelos novos e mais sustentáveis, segundo Calvet.
Ele acrescentou, no entanto, que não acredita na possibilidade de uma terceira etapa do Move Brasil, tanto por questões fiscais quanto eleitorais. “Fontes do governo me dizem que não há espaço para um Move 3”, afirmou.
PRIMEIRO SEMESTRE
No mês de junho, a produção diminuiu 3% ante maio, para 246 mil unidades, disse a Anfavea. Na comparação com junho de 2025, porém, houve crescimento de 17,2%, acumulando no primeiro semestre de 2026 alta de 8,8%, para 1,37 milhão de veículos.
O desempenho representa o melhor primeiro semestre desde 2019, disse a entidade.
As vendas em junho somaram 272,5 mil unidades, redução mensal de 0,8%. Em relação a junho do ano anterior, a cifra representa crescimento de 28%.
No ano até o final de junho, os emplacamentos cresceram 18,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 1,42 milhão de unidades.
Segundo Calvet, a alta nas vendas foi apoiada por um aumento na demanda de veículos eletrificados, que somaram mais de 130 mil unidades, com forte importação de origem da China. No acumulado do ano, a importação de veículos leves eletrificados cresceu mais de 70%.
Já as exportações de veículos no mês passado somaram 36,7 mil unidades, queda de 1,9% ante maio e de 26,7% sobre junho do ano passado. No acumulado do ano, as vendas externas mostraram declínio de 21,2%, para 216,6 mil veículos.