Com condições agronômicas favoráveis, Recôncavo Baiano pretende ser um dos principais polos de transição energética do Brasil
Estadão Online
A Bahia inaugurou sua primeira fazenda-modelo para o plantio da macaúba como matéria-prima destinada à produção de biocombustíveis. A unidade agrícola está localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e iniciou os trabalhos nessa quarta-feira (21).
Inicialmente, a unidade contará com uma área de 200 hectares, de um total de 1.500 a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas. O projeto é resultado de um memorando de investimentos no valor de R$ 12 bilhões assinado, em abril, pelo governo do estado e a empresa Acelen Renováveis.
A expectativa é que a produção comercial de biocombustíveis a partir do óleo da macaúba comece em 2030, consolidando a integração entre cultivo, processamento e distribuição de combustíveisrenováveis na Bahia.
Estudos indicam que os combustíveis produzidos, a partir dessa espécie de palmeira, têm potencial para reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa quando comparados aos combustíveis fósseis tradicionais.
Polo energético
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a proposta busca consolidar o estado como um dos principais polos de transição energética do Brasil.
“Esse é um projeto que vai transformar áreas degradadas em territórios produtivos, posicionando o nosso estado no pioneirismo da transição energética, além de gerar emprego, renda e a inclusão socioprodutiva das comunidades que vivem no entorno”, afirmou, em nota, o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo.
A Acelen Renováveis apresentou um cronograma para implementar a primeira unidade industrial totalmente integrada, do cultivo da planta à entrega anual de 1 bilhão de litros do diesel verde (Hydrotreated Vegetable Oil) e de combustível sustentável de aviação (SAF).
Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, explicou que o investimento é um marco para o futuro da energia verde e atende a uma demanda internacional por padrões de descarbonização no setor de mobilidade.
“Iniciamos oficialmente, hoje, o cultivo da primeira área em regime comercial, utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, acreditamos no potencial do Estado com perspectivas de atender uma demanda crescente do mercado nacional e internacional por combustíveisrenováveis de baixa emissão de carbono”, afirma em nota Cordaro sobre os motivos da escolha de Cachoeira para a implantação da fazenda-modelo.
A macaúba
É uma palmeira nativa do Brasil, conhecida por seu alto potencial de produção de óleo, com potencial de alta energia e absorção de gás carbônico da atmosfera, podendo ser utilizado na fabricação de biodiesel.
A plantação também favorece a cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos.