Brasileiro está preparado para o carro elétrico? Pesquisa inédita mostra

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Fonte: Revista Quatro Rodas

Especial QUATRO RODAS: estudo ouviu a opinião de milhares de brasileiros sobre carros elétricos; veja o resultado

Os motoristas brasileiros são privilegiados por terem à disposição, e com certa folga, diferentes tecnologias de propulsão: motores a gasolina, flex, diesel, GNV e mais recentemente híbridos e elétricos.
Nem todos, porém, conhecem as vantagens e as desvantagens de cada alternativa, principalmente quando se fala das novas tecnologias de eletrificação.
Para conferir o conhecimento e a opinião dos brasileiros em relação a esse tema, fizemos a pesquisa QUATRO RODAS Carros Elétricos.
O estudo foi realizado pela Inteligência Abril em parceria com a empresa Mind Miners e ouviu 3.000 pessoas (homens e mulheres maiores de 18 anos) via web, entre os dias 13 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020.

Tesla e Toyota alternam o primeiro lugar na mente do consumidor
Os pesquisadores quiseram saber qual a primeira marca de automóveis que vem à mente do consumidor quando ele pensa em carro elétrico e o nome que surgiu foi o da Tesla, empresa que não atua no Brasil e nem é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, mas se tornou referência quando o assunto é eletromobilidade graças a produtos inovadores como a recém-apresentada picape Cybertruck.
A Tesla foi lembrada por 26% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 18%, veio a Toyota, que é reconhecida mundialmente, e no Brasil também, como fabricante de modelos híbridos como o Prius. Em terceiro, ficou a Fiat, com 6% das citações.
Qual é a primeira marca que vem à sua mente quando pensa em carros elétricos?
Homens Tesla (41%)
Mulheres Toyota (17%)
Pessoas em geral de 18 a 44 anos Tesla (28%)
Pessoas em geral com mais de 44 anos Toyota (23%)

Comparativo
A pesquisa apontou as principais diferenças percebidas pelos internautas entre os carros elétricos e os modelos convencionais equipados com motores que queimam gasolina, etanol ou diesel, sob diversos aspectos como desempenho, rendimento, vida a bordo, custos e impacto ambiental.
O aspecto em que houve maior concordância entre o público foi o nível de ruído do carro elétrico, reconhecido como menor por 93% dos entrevistados.

Acreditam que:
Carros elétricos reduzem a emissão de gases no perímetro urbano, deixando
a cidade mais limpa 80%
É preciso tomar mais cuidado ao dirigir um carro elétrico, pois pedestres e ciclistas podem não ouvir a aproximação do veículo 43%
Carros elétricos podem poluir mais do que os movidos a combustível 9%

Comparado ao carro movido a gasolina, etanol ou diesel:
Carros elétricos são mais silenciosos 93%
Carros elétricos trazem mais conectividade e tecnologia embarcada 78%
O gasto com a manutenção de carros elétricos é menor 49%
Carros elétricos alcançam a velocidade desejada mais rápido 47%

Os entrevistados acreditam que:
Carros elétricos têm melhor aceleração que um convencional equivalente 31%
Carros elétricos NÃO gastam bateria quando estão parados ou no trânsito 19%
Carros elétricos têm isenção de rodízio na minha cidade
(São Paulo) 16%
Carros elétricos têm desconto do IPVA na minha cidade (estados com desconto) 20%

Cidade e estrada
Onze por cento dos comentários espontâneos foram relacionados às baterias e à autonomia dos carros elétricos.
“Os modelos atuais estão projetados praticamente para utilização urbana, esquecendo que em feriados prolongados e férias a maioria tem por hábito viajar de carro com a respectiva família”, disse um dos entrevistados.
“Acredito que híbridos sejam a melhor alternativa para uso urbano e em viagens longas, podendo usar o motor como gerador e propulsor”, afirmou outro.
A pesquisa detectou também que os motoristas se sentem inseguros quanto à infraestrutura das cidades. Os mais confiantes são os moradores do Ceará, estado em que 16% afirmaram que sua cidade oferece suporte adequado (postos de recarga, oficinas especializadas etc.).
E os mais descrentes são os motoristas de Goiás, onde apenas 1% considera a infraestrutura pronta. De modo geral, a maior preocupação dos motoristas recai sobre as viagens mais longas, nas estradas.
E 94% dos motoristas consideram uma autonomia de 300 km suficiente para carros elétricos no uso diário, mas 79% acreditam que esse rendimento fica aquém do necessário nas viagens.

Os entrevistados declaram que:
Diariamente, rodam menos que a autonomia dos elétricos* 94%
Em viagens, rodam mais que a autonomia dos elétricos* 79%

Os entrevistados acreditam que:
Carros elétricos ainda NÃO têm autonomia suficiente 35%
Demoram muito para carregar 32%
Não é possível viajar com
um carro elétrico 16%
Não atendem às necessidades atuais 12%
Preço
O alto valor de compra dos carros elétricos foi o tema mais comentado espontaneamente pelos entrevistados. Pensando na intenção de compra, a pesquisa levantou qual seria a pretensão dos consumidores em dois cenários: No primeiro, o carro elétrico figurava com preço ao menos 60% mais caro que seu similar convencional.
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O resultado foi que mais da metade do universo dos entrevistados não compraria um carro elétrico. No segundo caso, com o carro elétrico tendo preço equivalente ao de um modelo convencional, 75% dos entrevistados mudaram de ideia, respondendo que provavelmente comprariam.

Conclusão
A pesquisa dividiu os motoristas em quatro grupos. O grupo Baixo Conhecimento é formado por dois sub-grupos: os que se julgam desinformados, mas acreditam que o carro elétrico será bom para o meio ambiente, e os que desconfiam não haver interesse das empresas e do governo nesse tema.
O grupo Futuro inclui motoristas que entendem que a tecnologia ainda não está consolidada. Entre eles há alguns que são apaixonados pelos roncos dos motores a combustão.

Materia completa: https://quatrorodas.abril.com.br/especial/brasileiro-esta-preparado-para-o-carro-eletrico-pesquisa-inedita-mostra/

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