Capacidade de estoque da Petrobras está perto do limite

Por que o petróleo ficou abaixo de zero?
27/04/2020
Açúcar será importante para “equilibrar” indústria de etanol do Brasil, diz Conab
27/04/2020
Mostrar tudo

Fonte: O Globo

Com a forte quedada demanda por petróleo no Brasil e no mundo, a capacidade de armazenagem do produto pela Petrobras está perto do limite, segundo fontes do setor. A estatal já está recorrendo a navios e a sua malha de dutos para estocara commodity. Além disso, várias das 13 refinarias da empresa já operam com apenas 50% de sua capacidade, segundo fontes. É nas refinarias que o petróleo é transformado em gasolina, diesel e outros derivados. Com o menor consumo nos postos, a estatal tem buscado reduzira produção dos combustíveis. Segundo fonte próxima à companhia, a Petrobras opera no limite, em situação mais grave do que na greve dos caminhoneiros, que parou o país em maio de 2018, com tanques, navios e dutos lotados.
O limite de estocagem é um problema enfrentado no mundo todo. Coma capacidade de armazenagem se esgotando, muitos investidores preferirampagar par aceder seus contratos de petróleo. Isso levou o barril do WTI, referência nos EUA, a ser negociado apreços negativos nesta semana pela primeira vez na História. Segundo a consultoria internacional IHS Markit, haverá excesso de oferta da ordem de 1,8 bilhão de barris de petróleo no primeiro semestre, bem acima da capacidade de armazenamento mundial, de 1,6 bilhão de barris. Isso levará à necessidade de um novo corte na produção global. A Petrobras tem bases de estocagem, além dos tanques existentes nas refinarias. Mas, atualmente, está guardando o petróleo também nas próprias plataformas (do tipo FPSO) e enchendo ao máximo seus oleodutos, tanto os marítimos como os terrestres.
A redução na produção de 200milbarrisdiáriosanunciadapelaPetrobrasrecentemente foi justamente para não “estourar” a capacidade de armazenagem dos oleodutos que ligam a Bacia de Campos à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. Para Lavinia Hollanda, diretora da consultoria Escopo Energia, a Petrobras deve reduzir mais a produção, pois antes da pandemia já tinha estoques altos por causa da greve de petroleiros de fevereiro: — A Petrobras já estava bastante estocada de petróleo e derivados e, agora, com a queda maior do consumo por causa da Covid-19, os estoques aumentaram. A expectativa é que vamos ver redução ainda maior na produção, porque a utilização das refinarias vai continuar sob pressão, porque não tem demanda. Segundo fontes do setor, a capacidade de armazenagem de petróleo no Brasil equivale a 20 a 25 dias de consumo, caso as vendas sejam zeradas. A Petrobras não revela níveis de estoques ou de operação das refinarias por questões estratégicas. Ela explicou apenas que, em função da baixa demanda por combustíveis, “algumas refinarias estão operando em carga mínima, garantindo a operação da unidade com segurança”. A Petrobras afirmou que não há qualquer refinaria totalmente paralisada, apenas algumas unidades dentro das refinarias .”Essas unidades serão retomadas à medida que a demanda por combustíveis aumentar, de acordo com o planejamento integrado da Petrobras”, disse em nota. A estatal tem 13 refinarias com capacidade total de processar 2,2 milhões de barris por dia de petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *