Com queda acentuada, confiança entre empresários baianos atinge mínimo histórico em abril

Preço médio do etanol cai na semana em 22 Estados e no DF, revela ANP
12/05/2020
Venda de etanol hidratado combustível no Centro-Sul cai 38% em abril
12/05/2020

Fonte: SEI/BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com mais um retrocesso, terceiro consecutivo, o pessimismo se aprofundou no meio empresarial baiano.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -549 pontos, queda de 454 pontos em relação ao registrado em março (-95 pontos) e de 556 pontos num comparativo com o de um ano antes (7 pontos) – as maiores quedas mensal e anual já registradas. No ano, a confiança acumula uma queda de 618 pontos.

O ICEB se revelou negativo pela segunda vez consecutiva e, assim, chegou ao menor patamar da série histórica. Em abril, depois de 49 meses, a confiança do empresariado local retornou para a zona de Grande Pessimismo.

A piora observada no nível de confiança evidenciou o declínio nos indicadores de todas as quatro atividades, tanto em comparação a março quanto a abril do ano antecedente. A maior queda mensal ocorreu no setor de Comércio, enquanto a menor se deu no segmento agropecuário. Em um ano, a observação foi a mesma: o Comércio exibiu o maior retrocesso da confiança e a Agropecuária, o menor.

Ao fim, em abril, a Agropecuária marcou -247 pontos; a Indústria, -498 pontos; os Serviços, -617 pontos; e o Comércio, -556 pontos. O pessimismo, portanto, prevaleceu em todos os setores. A atividade de Serviços exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo nono mês seguido. O segmento agropecuário, por sua vez, registrou o maior nível pela 16ª vez consecutiva.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, situação financeira e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, juros, exportação e crédito foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.