Daimler Truck cria subsidiária focada em célula de combustível para caminhões e ônibus

É hoje! Reunião sobre fiscalização da Sefaz
10/06/2020
Preços do petróleo caem 8% por volta de preocupação com demanda devido ao coronavírus
12/06/2020

Fonte: Automotive Business

E firma parceria com a Rolls Royce para o desenvolvimento de geradores acionados por células de combustível

A Daimler Truck anuncia a criação da nova subsidiária Daimler Truck Fuel Cell, dedicada exclusivamente para o desenvolvimento de células de combustível. A nova empresa reúne todas as atividades do grupo nessa área para caminhões e ônibus.

Para comandá-la, a empresa nomeou Andreas Gorbach como CEO e Christian Mohrdieck como diretor executivo. Ambos possuem vasta experiência com sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, os sistemas de célula de combustível. Gorbach já vinha trabalhando no cargo de gerente sênior responsável por todos os assuntos relativos a células de combustível na Daimler Truck desde o início de maio deste ano.

Por sua vez, Mohrdieck esteve encarregado do desenvolvimento de células de combustível no Grupo Daimler desde 2003. Ele é o atual diretor executivo da unidade de desenvolvimento de células de combustível da Mercedes-Benz Fuel Cell e será alocado para a nova subsidiária.

Em abril deste ano, a Daimler Truck havia anunciado um acordo preliminar com o Grupo Volvo para estabelecer uma nova joint venture para desenvolvimento, produção e vendas de sistemas de células de combustível para veículos comerciais pesados e outras aplicações, como o seu uso em instalações fixas. Com isso, a nova empresa Daimler Truck Fuel Cell deverá posteriormente passar para essa planejada joint venture. Pelo acordo, o Grupo Volvo vai adquirir 50% da empresa para essa finalidade. As empresas pretendem com a nova joint venture dar início à produção em série de veículos comerciais pesados com célula de combustível para transportes rodoviários de longa distância a partir de 2025.

“O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia, pois a nova subsidiária deverá ser a organização antecessora imediata da joint venture com o Grupo Volvo. Nela, reunimos a grande expetise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler – e combinaremos isso com o know-how certo com relação aos caminhões”, afirma o CEO da Daimler Truck e membro do conselho de administração do Grupo Daimler, Martin Daum.

ACORDO COM A ROLLS ROYCE POWER SYSTEMS

A Daimler Truck também informou sobre a assinatura de um novo acordo de intenções com a Rolls-Royce Power Systems (empresa fabricante de motores, turbinas e geradores de energia – não é a mesma Rolls Royce, marca britânica de veículos que pertence ao Grupo BMW) focado no desenvolvimento e produção de geradores estacionários acionados por células de combustível. Estes equipamentos funcionarão como provedores de energia de emergência para instalações críticas quanto à segurança, como centrais de armazenamento de dados como forma de oferecer alternativas aos motores a diesel.

O contrato de cooperação entre as duas companhias deverá ser elaborado e assinado até o fim deste ano.

A Rolls-Royce Power Systems planeja utilizar estes sistemas em seus geradores de energia que são desenvolvidos para centrais de armazenamento de dados sob a marca de produtos e soluções MTU.

“Estamos felizes com o fato de que a Rolls-Royce tenha resolvido firmar essa parceria duradoura conosco e que esteja tão convencida quanto nós sobre o futuro das células de combustível no setor estacionário”, afirma Martin Daum.

“Sob a marca MTU, soluções customizadas são desenvolvidas para as necessidades de energia de cada central. Por meio da colaboração com a Daimler Trucks, o acesso a geradores acionados por células de combustível que atendem nossas exigências fortalecerá ainda mais nossa posição de destaque nesse mercado em crescimento, possibilitando, no futuro, a produção em larga escala de células de combustível para aplicações estacionárias”, explica o CEO da Rolls-Royce Power Systems, Andreas Schell.