Demanda por etanol acumula queda de 20% e gasolina recupera mercado em jogo

Preços do petróleo avançam 3% com sinais de recuperação econômica nos EUA
17/06/2020
Preço do etanol pago às usinas sobe pela sétima semana seguida e supera valor de um ano atrás
17/06/2020
Mostrar tudo

Fonte: epbr

O mercado de etanol ainda estava 20% menor, em 8 de junho, considerando o período da crise provocada pela covid -19 e monitorado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de 18 de março (comparação com mesmo período de 2019).

— O mercado da gasolina comum se aproximada da normalidade, com uma demanda 0,5% menor; e o de diesel, que mostrou mais resiliência nesse período de crise (demanda do frete e do agro), registra recuo de 3,9%.

— A situação é grave o mercado de QAV, com a drástica queda nos voos comerciais, e consumo 79,9% menor na comparação com 2019.

— O consumo de GLP residencial (13 kg) segue em alta (+23,7% em 8 de junho) e a demanda por granel e P45, praticamente normal, com queda de 0,2%.

— O fator de utilização das refinarias da Petrobras – exclui a RPCC (RN) – estava em 74% em 14 de junho. Em geral, parque opera acima de 70% da capacidade desde o fim de maio. dados do balanço do MME (.pdf)

A Reduc, refinaria da Petrobras em Duque de Caxias (RJ), vai operar com 50% da capacidade até reparos na unidade de destilação danificada por um incêndio na tarde de segunda (15). Ninguém se feriu.

— “A refinaria irá operar com carga reduzida até que a unidade retorne à operação”, informou a empresa à Reuters. Prazo não foi estimado e a Petrobras afastou riscos de desabastecimento dada a presença de estoques na refinaria.

— A Reduc é uma das maiores do Brasil, com 239 mil barris/dia de capacidade de processamento. Pode produzir diesel, gasolina, QAV entre outros derivados.

— De acordo com a Petrobras, incêndio começou após vazamento em equipamento que bombeia óleo combustível. As chamas foram controladas rapidamente, mas o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado. epbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *