Etanol: projeto proíbe importação de combustíveis por 90 dias

Permissão a distribuidora para venda de combustíveis a postos de outras bandeiras durante pandemia é suspensa
15/05/2020
Petrobras: no pior trimestre para o petróleo da história, o que esperar para o resultado da estatal?
15/05/2020
Mostrar tudo

Fonte: Canal Rural

Um projeto de lei do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) quer proibir, por 90 dias, a importação de gasolina, diesel e etanol pelo Brasil, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias. Segundo ele, a expressiva queda da demanda, provocada pela pandemia de coronavírus, tornou o Brasil autossuficiente em combustíveis fósseis e etanol, não havendo necessidade de estimular a importação neste momento.
Para o parlamentar, a proibição provisória traz vários benefícios, como preservar o parque de refino nacional de gasolinas e óleos diesel; garantir a manutenção de mais de um milhão de empregos em vários segmentos dessa cadeia e preservar reservas cambiais nacionais.
Vale lembrar que o setor, principalmente o sucroenergético, passa por grave crise. Além da demanda diminuir por conta da Covid-19, os preços internacionais do petróleo, que caíram significativamente, tornou o biocombustível menos competitivo.
“O setor, em toda a sua extensão, vem passando por uma crise inédita”, disse Jardim. “A temporária proibição nas importações de combustíveis tem o condão, portanto, de contribuir para a sustentabilidade do setor nacional, bem como da manutenção dos milhares de empregos diretos e indiretos envolvidos”. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *