Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bombas de combustíveis antifraudes

Inflação no País volta a desacelerar em abril e fica em 0,43%
12/05/2025
Petróleo fecha em alta com otimismo sobre negociações comerciais entre EUA e China
12/05/2025
Mostrar tudo

O Estado de São Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) lançou um sistema que permite o consumidor localizar bombas medidoras de combustíveis que passaram por um processo de fiscalização e certificação antifraude no Estado de São Paulo.

O objetivo do Ipem-SP é facilitar uma escolha mais segura pelo consumidor, que poderá então optar por locais onde as bombas foram verificadas, o que permite garantir que receberá a quantidade de combustível pela qual pagou.

A ferramenta, que pode ser acessada por meio deste site, permite que qualquer cidadão encontre postos de combustíveis que possuem pelo menos uma bomba com a chamada “tecnologia antifraude”. O painel será atualizado constantemente pelo Ipem-SP.

Até o momento, há 137 postos de combustíveis com bombas antifraude no Estado, e 341 bombas antifraude eletrônica. Nem todos os municípios possuem bombas com a tecnologia, e há também municípios que ainda não foram validados pelo Instituto.

As bombas antifraude possuem dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue ao consumidor, informa o Ipem-SP, seguindo o Regulamento Técnico Metrológico nº 227/2022 do Inmetro.

“Essas bombas contam com tecnologia que inibe fraudes metrológicas, garantindo mais precisão no abastecimento e transparência para o consumidor. Além disso, seguem padrões rigorosos de qualidade, oferecendo mais segurança e confiança”, afirma o Instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *