Negócio entre Chevron e PetroRio avança no Cade

Petróleo Brent atinge nova máxima de 2019 com esperanças de negociações comerciais
22/02/2019
Ambiente para a Ipiranga está mais equilibrado, diz Ultrapar
22/02/2019
Mostrar tudo

Fonte: Valor Online

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu aprovar sem restrições a venda das participações da americana Chevron em dois campos de exploração de petróleo no Brasil para a PetroRio.
Os ativos vendidos são a participação de 51,74% no Campo de Frade, na Bacia de Campos; e a fatia de 50% do Bloco CE-M-715, na Bacia do Ceará. Eles são detidos atualmente pelas subsidiárias Chevron Brasil Upstream Frade e Chevron Frade.
Nos documentos entregues ao Cade, a PetroRio afirma que a operação representa “alinhamento com o modelo de negócios e a estratégia de aquisições da empresa, bem como sua contribuição para a diversificação de seu portfólio de ativos e de suas fontes de receita”.
Já a Chevron disse que a operação está “em linha com a sua estratégia de redirecionamento de recursos e de investimentos para outros ativos de seu portfólio”.
Na análise sobre o Caso, a Superintendência avaliou que a produção de petróleo conjunta das empresas correspondia a cerca de 1% do total nacional em 2017. Além disso, a estimativa conjunta na produção de gás natural era de aproximadamente 3,16%.
“Diante desses dados, particularmente pelas baixas participações das partes no cenário nacional, entende-se ser a operação proposta incapaz de alterar a estrutura dos mercados de produção e exploração de petróleo e gás natural no Brasil”, afirma o documento assinado pelo superintendente-geral do órgão, Alexandre Cordeiro.
A aprovação da Superintendência é, em tese, final. Mas pode ser contestada em até 15 dias por um conselheiro. Nesse caso, a análise será decidida em colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *