Petrobras venderá no Brasil gasolina de maior qualidade a partir de agosto

Produção de petróleo do Brasil avança 13,6% em abril na comparação anual, diz ANP
03/06/2020
Queda na venda de combustíveis desemprega 5 mil na Bahia
03/06/2020
Mostrar tudo

Fonte: Valor Econômico

A Petrobras está preparada para atender a nova regulamentação da qualidade da gasolina, que entrará em vigor a partir de agosto, disse a diretora de refino e gás natural da empresa, Anelise Lara. Ela destaca que a nova regulação é positiva, porque aproximará a qualidade exigida para a gasolina vendida no Brasil das especificações do mercado americano.

Anelise explica que, hoje, a companhia opta por exportar para os Estados Unidos a gasolina de alta qualidade produzida nas refinarias nacionais e importar gasolina de qualidade mais baixa para o mercado doméstico. Essa lógica, contudo, pode mudar com a nova regulação.

“Pode ser que, nesse cenário [com a nova regulação], a gasolina que exportávamos passemos a vender no Brasil”, afirmou Anelise nesta terça-feira, em entrevista on-line ao canal Café com Cavanha.

“Nós produzimos, hoje, uma gasolina que tem qualidade para exportação para o mercado americano, que paga mais por um produto mais nobre. Às vezes vale mais exportar gasolina mais nobre e importar uma gasolina de pior qualidade e misturar ao etanol, porque no Brasil a exigência de qualidade não é tão alta.
Ficaríamos no prejuízo se vendêssemos gasolina mais nobre [no país], com os competidores importando gasolina mais barata”, explicou.

O órgão regulador exigirá a comercialização de uma gasolina de maior densidade e eficiência operacional. “Já estamos super preparados [para atender às novas especificações]”, disse a diretora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *