Presidente da Petrobras diz não temer pedido do Congresso para suspender privatização de refinarias

Preços da gasolina e do diesel voltam a subir nos postos, diz ANP
15/07/2020
AGU age para evitar bloqueio de venda de refinarias
15/07/2020

Fonte: O Globo

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou nesta terça-feira estar tranquilo em relação ao pedido de liminar feito pelo Congresso Nacional no Supremo Tribunal Federal (STF) para bloquear a venda de refinarias da companhia. Em videoconferência, o executivo ressaltou que o processo de venda dos ativos da companhia está sendo feito de forma transparente, com a fiscalização do Tribunal de Contas União (TCU), além do acordo firmado com o Cade.
Para Castello Branco, a venda de refinarias também é importante para evitar que ocorra como aconteceu no passado recente, a intervenção do governo federal nos preços dos combustíveis apesar de serem livres desde 2002.
– Estou minimizando riscos para a empresa. Embora os preços dos combustíveis sejam livres desde 2002, nós temos uma história de intervenção estatal na precificação de combustíveis. Na medida que tivermos vários competidores privados no mercado, o risco de intervenção será menor – destacou Castello Branco.
Segundo ele, toda transformação estrutural encontra oposição.
– Os beneficiários do”status quo” vão resistir, não tem a menor dúvida. Isso acontece a nível macro, a nível de uma empresa . Sempre vai haver pessoas descontentes que vão trabalhar para frustrar as reformas – destacou Castello Branco.
Ele destacou ainda que todos os processos de venda de ativos estão sendo realizados de acordo com a lei e com as regras em vigor, em benefício não só da empresa mas também do país. Castello Branco afirmou que o retorno em refinarias tende a ser mais baixo do que na exploração e produção de petróleo.
– Quando eu tiro dinheiro de algo que rende 6% ao ano e vou investir em algo que pode render 15% a 20% ao ano, eu estou fortalecendo a empresa. Não estou desmontando nem enfraquecendo a empresa. Então, nosso propósito continua firme e vamos em frente – destacou.
Castello Branco informou também que nas próximas semanas haverá novidades em relação à venda de ativos, acrescentando que os processos das oito refinarias continuam em andamento, em que pese que em alguns casos os prazos sofreram postergações, como a suspensão de visitas por conta da pandemia.
Castello Branco destacou que já iniciou as conversações com o fundo Mubadala para a compra da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia. E reafirmou que mais do que investir em fontes renováveis neste momento, a Petrobras prefere “limpar” a casa, com ações para reduzir as emissões de carbono em suas atividades.
Diesel renovável
Nesta terça, a companhia anunciou também o resultado positivo nos testes em escala industrial no desenvolvimento do chamado diesel renovável, que utiliza o óleo de soja. Segundo ele, o produto é mais limpo e com produtividade maior do que o biodiesel e a um custo mais baixo.
– Nós temos que aliar a transição energética com inovações tecnológicas que reduzam o custo para o investidor final. O seu sucesso só será mais rápido na medida em que ofereça ao consumidor final preços mais baixos, sem precisar da ajuda de governo, de muletas. Nossa opção foi não sair produzindo renováveis, já tivemos uma experiência ruim.
E acrescentou:
– Estamos gastando dinheiro com pesquisa, para quando entrarmos num negócio como esse termos condições de gerar valor e não perder dinheiro. A Petrobras perdeu bastante dinheiro nessa aventura se lançar produção óleo de dendê, óleo de mamona e de fazer pequenas plantas eólicas.Queremos propostas tangíveis e não sonhos que pode custar caro para todos – destacou Castello Branco.