Otimização Tributária: como recuperar tributos pagos a mais

Combustíveis: ICMS tem terceiro aumento na Bahia
11/03/2021
Novo modelo de produção é desafio para montadoras
12/03/2021
Mostrar tudo

Nesta quarta-feira (10), o Sindicombustiveis Bahia promoveu a live “Otimização Tributária” para apresentar proposta para o posto revendedor reduzir os custos com impostos por meio da recuperação dos valores pagos a mais.

A proposta foi apresentada pela Hedge Consultoria, formada por advogados e contadores auditores, que atuam em vários estados, com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Entre as oportunidades apresentadas, foi debatida a possibilidade dos revendedores receberem e recuperarem créditos de PIS e COFINS na aquisição de combustíveis. A Hedge Consultoria mostrou decisões que estão sendo proferidas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em favor de postos de combustíveis, permitindo tais créditos. Foi apresentada uma estimativa de recuperação, que representa aproximadamente de 9,25% a 12% de todo o valor que foi gasto pelo posto revendedor para aquisição de combustível nos últimos 5 anos.

Há também créditos passíveis de recuperação administrativa, sem necessidade de ajuizamento de mandado de segurança, que podem ser utilizados para compensar com PIS e COFINS a pagar e imposto de renda (IRPJ/CSLL). Também é possível fazer um pedido de restituição à Receita, que devolve os valores em depósito em conta.

Os consultores da Hedge ainda esclareceram que o trabalho envolve toda a cadeia tributária da revenda de combustíveis, desde PIS, COFINS, ICMS, IRPJ/CSLL até os tributos que incidem sobre a folha de pagamento, como INSS e Sistema S.

“Vamos buscar a eficiência tributária do posto revendedor e recuperar o que pagou a mais de qualquer tributo para trazer de volta estes valores para a empresa”, explicou Igor Izoton, diretor comercial da Hedge.

O presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, informou que o associado da entidade terá direito, sem custos, a uma análise de toda a cadeia tributária de sua empresa nos últimos 5 anos para ter um dignóstico e conhecer em detalhes todos os valores pagos de tributos e o que poderá a vir ser recuperado, administrativamente ou judicialmente. “Estamos dando a oportunidade do revendedor ter acesso a toda uma análise tributária da sua empresa para a partir dessa informação decidir se irá querer buscar a recuperação dos impostos”, ressaltou Tannus.

Para ter essa análise da recuperação tributária, o revendedor associado deve entrar em contato com o Sindicombustíveis Bahia para receber o encaminhamento à Hedge Consultoria.

“Oferecemos mais um serviço ao associado para que tenha a possibilidade de recuperar somas significativas ao seu negócio”, disse o presidente do Sindicombustíveis Bahia. 

A gravação da live está disponível no link:

https://us02web.zoom.us/rec/share/dtQcKOF2F7c78TIM24uyiAYzmSQ8-85DP5OuddkLudwiUH1TtV0Ge-SPQwM3Sc9G.4VEsILipgqcDNyQl

Assessoria de Comunicação do Sindicombustives Bahia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *