Ponte sobre o Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos a partir de 20 de junho, anuncia Renan Filho

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Ministério dos Transportes

Travessia na BR-101/BA operará em sistema de Pare e Siga; nova estrutura começa a ser construída em julho, com investimento de R$ 100 milhões

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Em Salvador, Renan Filho detalha ações emergenciais e cronograma das obras na BR-101/BA. – Foto: Luiz Siqueira/MT

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“A nova ponte vai garantir segurança e fluidez para a região”, afirmou Renan Filho ao anunciar o investimento de R$ 100 milhões. – Foto: Luiz Siqueira/MT

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Com obras previstas para julho, nova estrutura trará mais qualidade de vida e integração regional. – Foto: Luiz Siqueira/MT

Atravessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101/BA, em Itapebi, será reaberta em 20 de junho, em sistema de Pare e Siga, exclusivamente para veículos leves e vans. A medida emergencial foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que estava acompanhado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em agenda no estado. A iniciativa garantirá o deslocamento de moradores da região para trabalho, atendimento médico e outras necessidades básicas. A construção de uma nova ponte, ao lado da atual, terá início em julho, com investimento de R$ 100 milhões e conclusão prevista em até 12 meses.

“Finalizamos todos os estudos técnicos e, agora, vamos liberar a ponte para carros pequenos e vans. Isso já vai aliviar bastante a situação da população, que precisa circular para trabalhar, estudar ou buscar atendimento de saúde”, afirmou o ministro. Segundo ele, as medidas imediatas vão garantir segurança enquanto a solução definitiva avança com agilidade.

A reabertura será possível após uma série de serviços emergenciais definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como a retirada de uma camada de asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. O objetivo é reduzir a carga sobre a estrutura e permitir o monitoramento do comportamento da ponte por 15 dias. Ao fim desse período, o DNIT fará nova avaliação para decidir se será possível ampliar o tráfego para veículos mais pesados.

Técnicos da autarquia também coordenam uma operação conjunta entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e forças policiais para garantir o cumprimento das restrições, especialmente o bloqueio a veículos pesados. O tráfego irregular pode comprometer a integridade da ponte e obrigar novo bloqueio total.

Enquanto isso, o desvio provisório implantado na região continua operando como rota alternativa para caminhões e carretas. O DNIT intensificou os trabalhos no local com a instalação de guard-reios, serviços de drenagem e aplicação de tratamento antipó, para assegurar melhores condições de trafegabilidade tanto em dias secos quanto chuvosos.

“O desvio é uma solução temporária, mas o caminho definitivo já está em andamento. Com a nova ponte, vamos garantir segurança, fluidez e uma resposta sólida para a região”, completou Renan Filho.

Nova ponte

Com 510 metros de extensão, a estrutura será construída ao lado da atual. O DNIT já iniciou os trâmites para a contratação emergencial da empresa responsável pelos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução da obra. A nova estrutura ampliará a segurança, a capacidade de tráfego e a integração logística da BR-101 na região sul da Bahia.

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