Comissão da Câmara aprova proibição de veículos a diesel na cidade de São Paulo

Petroleiras estreiam no Brasil em meio à crise e ajustam investimentos
29/06/2020
Combustíveis pressionam no atacado e varejo e IGP-M acelera alta a 1,56% em junho, diz FGV
29/06/2020
Mostrar tudo

Fonte: Diário do Transporte

A “Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica” da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer favorável a um substitutivo do projeto de lei 643/2017, de autoria do vereador Antonio Donato, que prevê um cronograma de proibição de veículos a diesel na capital paulista. A proposta atinge os ônibus e caminhões mais antigos.
A aprovação ocorreu na quarta-feira, 24 de junho de 2020, e a publicação oficial foi realizada nesta sexta-feira, 26.
Pela proposta, a partir de 01º de janeiro de 2025, todos os veículos pesados movidos a diesel (caminhões e ônibus), fabricados antes de 2009, exceto aqueles que atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P6” do Proconve – Programa de Controle de Emissões Veiculares (Euro 3), ficam proibidos de circular na cidade.
Já a partir de 01 de janeiro de 2030 (dois mil e trinta) ficam proibidos de circular no município de São Paulo todos os veículos pesados movidos a diesel que não atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P7” do Proconve (Euro 5).
O projeto já havia sido aprovado pela “Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa” com alterações.
O projeto ainda deve passar por outras comissões, ir a plenário e, se aprovado, vai interferir nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU), ônibus rodoviários (Artesp e ANTT), ônibus de fretamento e caminhões.
Estão fora do projeto os ônibus municipais de São Paulo e os caminhões de coleta de lixo que já têm cronogramas e lei municipal já com definição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *