Coronavírus: sindicatos dos petroleiros querem paralisação da operação em sete plataformas da Petro

Postos de combustíveis são pontos de coleta da campanha para ajudar o Martagão Gesteira
29/04/2020
Preços do petróleo sobem com alguns sinais de melhora na demanda por combustíveis
30/04/2020

Fonte: O Globo

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro Norte Fluminense (Sindipetro NF) vão solicitar à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e à Vigilância Sanitária a interrupção da operação em sete plataformas devido ao número de casos de trabalhadores contaminados. De acordo com a FUP, os casos ocorreram nas unidades da Petrobras P-26, P-50, P-18, P-35, P-20, P-33 e P-62, todas na Bacia de Campos.
A FUP informou que de acordo com informações recebidas pelo canal de denúncias criado pelo Sindipetro-NF, diariamente, de dois a três trabalhadores embarcados têm deixado seus postos de trabalho nas plataformas com sintomas da doença.
Os sindicatos acusam a Petrobras de estar sendo negligente na adoção de medidas de saúde preventivas para evitar a contaminação dos empregados pelo novo coronavírus. Segundo a FUP, as Vans e os helicópteros que transportam os trabalhadores para as plataformas estão sempre lotados e a testagem nos que embarcam não estaria sendo feita em alguns aeroportos.
Número continua crescendo
Nesta quarta-feira, a ANP informou que até as 23h59 do dia 28, 23 4 trabalhadores de trabalhadores de plataformas testaram positivo para o covid-19, dez casos a mais do que no dia anterior.
Ao todo, foram registrados 625 casos de trabalhadores contaminados, incluindo os que atuam nas empresas que executam as atividades de exploração e produção de petróleo no país. No dia anterior, eram 582 casos.
Segundo a ANP, o número de casos suspeitos também passou para 1.445 contra 1.351 casos do dia anterior.
Por sua vez, a Petrobras informou que até o momento foi constatado que 184 trabalhadores de um total de 46.416 da companhi testaram positivo para o Covid-19. A companhia não informa, contudo, desse total, quantos são os trabalhadores embarcados em plataformas.
A estatal explicou que passou a realizar testes rápidos para a triagem de trabalhadores no momento do embarque para as plataformas. Os testes tiveram início no dia 20 no aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e já foram expandidos para os aeroportos de Vitória (ES), Macaé (RJ), Farol de São Tomé (RJ) e Cabo Frio (RJ). A testagem também será realizada nos voos para a plataforma de Urucu, no Amazonas.
A Petrobras ressaltou que vem adotando uma série de medidas para evitar a disseminação do coronavírus , sendo que “a testagem tem se mostrado uma das mais eficazes. Desde o início de abril, diz a estatal, vem utilizando o teste RT-PCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa) nos colaboradores que apresentam os sintomas da doença.”