Etanol volta a aumentar nos postos de boa parte do país

Cade considera aquisição da Alesat como “complexa” e pede estudo sobre operação
12/12/2016
Preço da gasolina faz crescer procura por GNV
12/12/2016

Fonte: Valor Online

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente no tanque dos veículos) subiram nos postos de combustíveis da maior parte do país na semana passado, dando sequência à elevação que vem ocorrendo há mais de um mês. Conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 4 e 10 de dezembro o etanol subiu em relação à semana anterior em 16 Estados e no Distrito Federal; em nove Estados houve queda, e em um, estabilidade. O biocombustível só não perdeu mais competitividade em relação à gasolina na semana passada porque os preços do combustível fóssil registraram alta nos postos de 22 unidades federativas e queda apenas em cinco. Embora o etanol não esteja abaixo de 70% do valor da gasolina em nenhum Estado, a desvantagem competitiva do biocombustível diminuiu em 12 Estados e permaneceu estável em outros 13. Em alguns Estados, o preço da gasolina subiu mais que o do etanol. Foi o caso de São Paulo, onde o preço médio subiu 0,49%, para R$ 2,687 o litro, enquanto a gasolina subiu 1,37%, para R$ 3,54 o litro. Porém, o etanol subiu tanto nos períodos em que a Petrobras reduziu o preço da gasolina nas refinarias como na semana passada, quando o preço foi elevado. As usinas tem antecipado o fim da moagem da atual safra de cana, que foi menos alcooleira que a anterior.