JAC ganha espaço no Brasil com caminhão elétrico

Sindicombustíveis Bahia propõe criação de Lei de Perdimento
04/06/2021
Tendência mundial, elétricos têm caminho acidentado no Brasil
07/06/2021

Estradão

Seis JAC iEV 1200T passam a compor a frota da RTE Rodonaves. Dessa forma, os caminhões 100% elétricos vão atuar nas operações de embarcadores que precisam reduzir suas emissões de poluentes. Isso é mais comum em empresas multinacionais. Sobretudo as de origem europeia.
Segundo a Rodonaves, as primeiras avaliações dos JAC elétricos foram feitas no fim de 2020. Assim, a empresa constatou a viabilidade na utilização de caminhões elétricos em operações urbanas.
De acordo com a empresa, esse é o primeiro passo para formar uma “frota mais verde”. “Caminhamos para um futuro mais responsável. E isso é cada vez mais necessário”, diz o fundador e presidente da empresa, João Naves.
Caminhões e carros JAC 100% elétricos
A Rodonaves não está sozinha. A Manlog Transportes também acaba de incorporar 20 veículos elétricos. Assim, são 15 caminhões iEV1200T e cinco hatches iEV20, todos da JAC.
Os veículos já rodam há 30 dias com a empresa goiana. Segundo a Manlog, nesse período deixaram de ser emitidos mais de 17 mil toneladas de carbono. Isso equivale ao plantio de mais de 10 mil árvores.
De acordo com a transportadora, esses dados são da Amppli Tecnologia. Ou seja, a empresa que cuida da gestão da companhia de transporte.

“Quando traduzimos esses números em resultados, ficamos impressionados. O impacto positivo na vida de muita gente é de 100%”, diz o CEO da Manlog, Thiago Suzin. De acordo com ele, a meta é triplicar o número de veículos elétricos da frota nos próximos meses.
Segundo a Manlog, os caminhões elétricos rodam, em média, 3,5 mil km por mês. Eles operam nas cidades de Goiânia, Brasília e São Paulo. Os JAC têm baús comuns e refrigerados.
Já os automóveis fazem parte de um programa de carona pelos colaboradores da empresa. Assim, 22 pessoas já utilizaram os carros elétricos compartilhados.
De acordo com a empresa, a economia com combustível passa dos R$ 9 mil. Ou seja, para cada pessoa, são cerca de R$ 400 a mais no bolso em relação a veículos com motores a combustão.
Caminhão da JAC tem autonomia de até 250 km
O JAC iEV1200T é importado da China e tem baterias de fosfato de ferro-lítio de 97kWh. Além disso, conta com um sistema que transforma a energia das desacelerações em eletricidade. O motor elétrico gera o equivalente a 177 cv de potência e o caminhão pode chegar a 90 Km/h.
Segundo a JAC, a autonomia é de até 250 km. Porém, isso depende do pacote de baterias e do tipo de utilização do caminhão. Seja como for, o iEV 1200T atende a maior parte das operações urbanas.
Nesse sentido, colaboram suas dimensões, ideias para uso em grandes cidades. De acordo com a JAC, a capacidade de carga é de 7,5 toneladas.
Caminhões JAC vão compor 40% da frota Seara
A Seara é outra que passou a utilizar caminhões elétricos. Embora não revele o tamanho da frota, a empresa informa que 40% dos seus veículos serão elétrico. Nesse sentido, a companhia acaba de iniciar as operações com o JAC iEV1200T.
Inicialmente, o caminhão elétrico será utilizado em Santa Catarina. Ou seja, entre Itajaí e Balneário Camboriú, em uma rota com cerca de 17 km. Segundo a empresa, ainda em 2021 serão adquiridos mais três veículos elétricos.

De acordo com a Seara, o caminhão elétrico vai rodar até 150 Km por dia. Assim, a empresa instalou um ponto de recarga em Itajaí. De acordo com a companhia, são cerca de quatro horas para repor a carga das baterias.
Ao mesmo tempo, a Seara está em busca de parceiros onde também seja possível recarregar as baterias de seus caminhões. Diretor de vendas corporativas da JAC Motors, Pedro Mendes celebra as iniciativas dessas empresas.
“Estamos entusiasmados com as perspectivas de vendas do JAC iEV1200T”, diz. Segundo ele, ter clientes de grande prestígio ajuda a marcar a presença da empresa no mercado.