JAC lança no Brasil van de grande porte 100% elétrica

Programação dos Assessores de Campo do Sindicombustíveis Bahia de 28 de junho a 01 de julho
28/06/2021
Carregar carros elétricos demora. Quando será tão rápido quanto encher o tanque?
29/06/2021

Mixpressweb

Depois de apresentar cinco modelos 100% elétricos (três SUV´s, uma picape e um caminhão urbano), a JAC Motors lança agora no Brasil a van elétrica de grande porte iEV750V, que chega em julho com preço sugerido de R$ 386.990,00. Com 163 cv, a van 100% elétrica iEV750V tem torque de 750 Nm e é equipada com uma bateria de 92 kWh de capacidade, com volume de 12,3 m3 de carga e robustez aliados a 235 km de autonomia – essa razão sobe a 280 km com o modo ECO ligado (aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens) e o ar-condicionado desligado.

Segundo a JAC, o modelo estreia com uma vantagem imediata, direta e exclusiva: emite zero poluentes. A diminuição das emissões na frota de qualquer empresa melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), ou critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa nas organizações. Boas práticas nesses campos apresentam resultados positivos ao valor futuro das empresas, uma vez que são essenciais para a tomada de decisões dos investidores, ampliando dessa forma a competitividade das organizações no setor empresarial, seja no mercado interno ou externo. ‘Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade’, comenta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, lembrando que esse fenômeno de substituição das frotas para aplicação em entregas urbanas por veículos 100% elétricos já é recorrente na China e na Europa.

De acordo com o executivo, os números expressam a preocupação das empresas com o nível de emissão de poluentes emitida por sua frota. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. ‘São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono, algo que as grandes companhias estão buscando cada vez com maior frequência’, acentua Habib. ‘As grandes companhias, sejam brasileiras ou multinacionais, estão sendo cobradas por acionistas, clientes e, em alguns países, também pelas autoridades quanto à emissão de CO2 na cadeia produtiva. Isso é um fenômeno mundial. E a adoção do veículo 100% elétrico cai como uma luva para resolver essa questão’, acrescenta o empresário.

Fonte: Grupo SHC / JAC Motors Brasil / Imprensa