Petrobras anuncia início do processo de venda de subsidiária de biocombustível

Cosan vai simplificar estrutura societária; pode listar Raízen, Compass e Moove
06/07/2020
Venda de refinarias da Petrobras não descumpre decisão do STF, diz governo
06/07/2020

Fonte: O Globo

A Petrobras iniciou nesta sexta-feira processo de venda da Petrobras Biocombustível (PBIO). A estatal vai se desfazer de 100% das ações que detém na subsidiária, uma das maiores produtoras de biodiesel no Brasil e proprietária de três usinas, localizadas em Montes Claros (Minas Gerais), Candeias (Bahia) e Quixadá (Ceará).
Nesta quinta-feira, o Congresso recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o processo de venda das refinarias pela Petrobras. E a empresa anunciou que 22% de seu quadro de pessoal aderiram a programas de demissão voluntária.
A venda da PBIO não inclui a participação nas empresas BSBIOs e Bambuí Bionergia. Essas duas usinas estão sendo vendidas de forma separada.
Na BSBIOs, a Petrobras é dona de 50% das ações e o processo de desinvestimento já está em andamento desde o fim de 2019. Segundo fontes, a outra sócia da BSBIOs, a RP Biocombustíveis, é a principal candidata. Já na Bambuí, a estatal tem fatia de 8,4%.
Desde março, a estatal já divulgou teasers referentes a 13 processos de venda, como as da subsidiária Gaspetro, ativos de energia elétrica e campos de petróleo.
A operação está sendo conduzida pelo Rothschild & Co. Segundo o “teaser”, divulgado pela estatal na manhã desta sexta-feira, o segmento de biodiesel tem potencial de crescimento para os próximos anos, com o aumento da mistura de biodiesel ao diesel até 2023.
A PBIO tem uma capacidade de produção de 580 mil metros cúbicos, o que garante uma participação de mercado de 5,5%.
A líder do setor é a BSBIOs (10,3%), seguida da Oleoplan (10,1%) e ADM (8%). No ano passado, a PBIO registrou registrou receita líquida de R$ 929 milhões, mesmo valor do ano anterior.