Petrobras bate recorde de exportação em abril, com 1 mi de barris de petróleo por dia

Raízen eleva “mix” para açúcar e protege quase 50% das vendas 20/21 de etanol
01/05/2020
Petrobras coloca à venda participação no campo de Manati, na Bahia
04/05/2020

Fonte: Reuters

A Petrobras exportou recorde de 1 milhão de barris por dia de petróleo em abril, alta de 145% ante mesmo mês do ano passado, contribuindo com reforço do caixa da empresa em meio a uma crise do setor de petróleo, que tem sido afetado pela pandemia do novo coronavírus, informou a empresa nesta segunda-feira.
A companhia destacou que, diante de forte contração do mercado nacional, a Petrobras está direcionando esforços para exportação de sua produção, após atendimento à demanda interna.
“Estamos atentos aos movimentos internacionais e acessando todos os mercados. Nosso petróleo, de baixo teor de enxofre, mantém sua valorização no mercado internacional em função das especificações do IMO 2020”, afirmou no comunicado a diretora executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara.
Novas regras internacionais passaram a exigir menor teor de enxofre para o combustível náutico (bunker) utilizado em águas internacionais.
No primeiro quadrimestre de 2020 a China foi o principal destino das vendas, absorvendo 60% do petróleo exportado pela estatal. Além do gigante asiático, a Petrobras usualmente comercializa petróleo para os mercados norte-americano, europeu, indiano e outros destinos na Ásia.