Petrobras: sair definitivamente da BR Distribuidora é bom para ambas

ICMS sobre combustível divide Estados e postos
25/05/2021
Preço do gás natural veicular bate recorde e reduz renda de taxistas e motoristas de aplicativo
25/05/2021

Money Times

A venda das ações que a Petrobras (PETR3; PETR4) ainda possui da BR Distribuidora (BRDT3) será fácil e positiva para as duas empresas. A avaliação é da Ágora Investimentos, em um breve comentários enviado aos clientes na manhã desta segunda-feira (24).
Vicente Falanga e Ricardo França, que assinam o texto, afirmam que a Petrobras não deve ter dificuldades de cumprir o objetivo de captar, pelo menos, R$ 8 bilhões com a venda da fatia de 37,5% que ainda possui da BR Distribuidora.
Isto porque, atualmente, a cotação da ação da rede de postos de combustíveis, na Bolsa, gira em torno de R$ 25,60. Assim, a Ágora calcula que as ações pertencentes à Petrobras valham R$ 11,2 bilhões, bem acima da meta buscada pela estatal.

“Portanto, acreditamos que a empresa deve ter poucas restrições para realizar uma oferta pública secundária no curto prazo”, afirmam os analistas.
A BR Distribuidora também sairia ganhando. Segundo a dupla, “a oferta deve ser amplamente positiva, pois removeria o risco de excesso de ações e tornaria a empresa uma ‘verdadeira corporation’”. Isso significa que seu capital será pulverizado no mercado, sem um controle definido.

Desinvestimento
A notícia de que a Petrobras pretende zerar sua posição na distribuidora foi dada na semana passada pela Reuters. Segundo a agência, a intenção é sair da companhia ainda neste ano.
O desinvestimento na BR Distribuidora, com potencial de ser um dos maiores do ano, e a política de preços que segue paridade, mas evita repassar volatilidade do mercado de petróleo aos preços internos, estão entre os temas que recebem atenção do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.
Uma reunião para tratar do assunto deve acontecer ao longo das próximas semanas, disseram as pessoas a par do tema.