Petroleiros apresentam propostas de luta pela permanência da Petrobras na Bahia

Rede de postos SIM incorpora Mime no Sul do país
18/09/2019
Ações da Petrobras fecham em baixa como reflexo de ataque a refinaria sauditaocorrência
18/09/2019
Mostrar tudo

Fonte: A Tarde

Uma assembleia convocada pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), na tarde da segunda-feira, 16, no Hotel Fiesta, reuniu trabalhadores da categoria para produzir um Comitê em Defesa da Permanência da Petrobras na Bahia.
De acordo com informações do Sindipetro, cerca de 600 trabalhadores participaram. Relatos de angústias e pressões, além das preocupações e inseguranças daqueles que estão abrindo mão de uma vida que tinham na Bahia, deixando a família para trás, pois não há estrutura no novo local de moradia.
Parlamentares também estiveram no evento e relataram as suas preocupações, além de comunicarem quais são as práticas que estão tomando para impedir que a Petrobrás deixe a Bahia. Eles discutiram sobre os prejuízos para o estado e o desemprego a ser gerado. Estiveram presentes os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Hilton Coelho (PSOL), e os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Nelson Pellegrino (PT), que anunciou a criação de um abaixo assinado pela permanência da estatal na Bahia.
Mobilizações, greves, audiências públicas e ações jurídicas, segundo o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista, vieram sendo realizadas desde o governo Temer. As ações conseguiram adiar decisões de vendas de unidades e dando fôlego para a continuidade da luta em defesa da Petrobrás.
Após a campanha, elaborada pelo Sindipetro, ser lançada, a categoria apresentou diversas propostas e planos de luta pela permanência da Petrobrás na Bahia.
Veja o que foi aprovado:
– Criação de um comitê em defesa da Petrobrás na Bahia, buscando a adesão de centrais sindicais, sindicatos, entidades de classes, partidos políticos, governadores, prefeitos, senadores, deputados vereadores, etc
– Abaixo assinado pela permanência da Petrobrás na Bahia
– Reivindicar que o Consórcio de Governadores do Nordeste elabore uma campanha de mídia em defesa da Petrobrás na região.
– Campanha e atuação do Sindipetro Bahia no sentido de priorizar a manutenção no estado daqueles trabalhadores que não podem ou não querem ser transferidos, conforme garante o Acordo Coletivo de Trabalho.
– Ato durante o seminário do REATE, no dia 19/09
– Participação da categoria no Ato em Defesa da Soberania, organizado pelas centrais sindicais, no dia 20/09
– Participação da categoria no Ato Público em Defesa da Petrobrás na Bahia, que vai acontecer no dia 23/09, das 8h às 13h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
– Vigília e acampamento em frente ao Edifício Torre Pituba
– Confecção de adesivos para carros e camisas da Campanha “Pelo povo baiano, a Petrobras fica na Bahia”. Uso da hastag #apetrobrasfica
– Criação de um comitê de mobilização de greve
– Criação de um grupo de estudo jurídico
– Elaboração de materiais que mostrem a importância da Petrobras para a Bahia, a história dos petroleiros e a luta contra a privatização da estatal
– Assembleias unificadas com os trabalhadores das diversas unidades do Sistema Petrobras na Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *