Petroleiros de seis estados anunciam greve contra “privatização” da Petrobras

Preços do petróleo disparam a máximas de 1 ano após Opep+ manter cortes de produção
05/03/2021
Petroleiros protestam contra venda de refinaria e preços da Petrobras com gasolina mais barata
05/03/2021

Reuters

Petroleiros dos Estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo darão início na sexta-feira a uma greve para cobrança de direitos e contra “riscos de privatização” da Petrobras, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quinta-feira.
Além disso, também será retomado um movimento na Bahia, em oposição à venda de uma refinaria no Estado. A paralisação começou no último dia 18 de fevereiro, mas foi suspensa para retomada de negociações com a estatal –segundo a FUP, porém, as conversas não avançaram.
Conforme comunicado da federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP. Em São Paulo, a adesão ocorrerá nas unidades de Mauá e Campinas.
“A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco”, disse a FUP, acrescentando que em outras bases de Sindipetros as assembleias ainda estão em andamento.
Entre as pautas da greve, a federação menciona “jornadas exaustivas e multifunções no trabalho presencial e remoto” e “exposição à contaminação por Covid-19”, além da venda de ativos pela estatal, classificada como “privatização aos pedaços”.
Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a um pedido por comentários.