UDPO
O contrato de julho do petróleo WTI terminou esta quarta-feira (21) em moderada baixa de 0,74% na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), cotado a US$ 61,57/barril. O vencimento do mesmo mês para o Brent recuou 0,71% na Intercontinental Exchange (ICE), negociado a US$ 64,91/barril.
Neste pregão, os preços do combustível inverteram o sinal apresentado na abertura, pressionados pela alta nos estoques dos Estados Unidos e um possível crescimento na produção do Cazaquistão em maio, acima da cota estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A Administração de Informação de Energia (EIA) divulgou hoje (21) que os estoques de petróleo dos EUA avançaram 1,328 milhão de barris, para 443,2 milhões de barris (sem considerar a reserva estratégica), na semana encerrada em 16 de maio. Entretanto, o mercado projetava uma queda de 900 mil barris.
Enquanto isso, conforme noticiado pela Reuters, a produção de petróleo do Cazaquistão avançou 2% em maio, de acordo com uma fonte ligada à indústria do país. O aumento confronta o acordo do país com a Opep, que pressiona a nação para reduzir a fabricação do combustível.
Limitando maiores perdas, o mercado seguiu reagindo ao rumor de que Israel prepara um ataque às instalações nucleares do Irã, o que poderia causar uma interrupção no fornecimento do combustível no Oriente Médio, de acordo com informações da CNN.
Fonte: DATAGRO