Preços do petróleo caem 2% apesar de recuo inesperado nos estoques dos EUA

Mercado de petróleo mostra melhora com menor produção, diz AIE
14/05/2020
Bancada petista do Nordeste vão à Justiça contra venda da Gaspetro
14/05/2020

Fonte: Reuters

Os preços do petróleo recuaram cerca de 2% nesta quarta-feira, apesar do primeiro declínio desde janeiro nos estoques dos Estados Unidos, depois de o chairman do Federal Reserve gerar temores de demanda ao alertar que a recuperação econômica da pandemia de coronavírus levará muitos meses.
Os mercados tiveram rali nos últimos dias, diante do otimismo de que a destruição de demanda por combustíveis teria atingido o fundo do poço e dos cortes agressivos de produção em face do excesso de oferta.
No entanto, com governos sinalizando que haverá um longo período antes da recuperação das atividades, ativos de risco —como ações e petróleo— recuaram nesta quarta-feira.
O petróleo Brent fechou em queda de 0,79 dólar, ou 2,6%, a 29,19 dólares por barril. Já os contratos futuros do petróleo dos EUA (WTI) recuaram 0,49 dólar, ou 1,9%, para 25,29 dólares o barril.
O chairman do Federal Reserve (banco central dos EUA), Jerome Powell, fez uma análise sóbria da economia norte-americana e renovou seu ceticismo em relação a taxas negativas de juros.
“Há uma nuvem negra (sobre o mercado) por causa disso”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho em Nova York. “Foi um discurso tão negativo que eliminou até mesmo o que foi, facilmente, o relatório mais altista (de estoques dos EUA) desde janeiro.”
Os estoques norte-americanos de petróleo tiveram queda de 745 mil barris na semana passada, segundo a Administração de Informação sobre Energia, enquanto analistas consultados pela Reuters em pesquisa esperavam um aumento de 4,1 milhões de barris.