Produção da Petrobras cresce 5% no 1º trimestre e atinge 2,77 milhões de barris por dia

Brasil tem condição singular para produzir hidrogênio verde, mostra estudo do CNPEM
30/04/2025
Etanol é mais competitivo que a gasolina em 5 estados, cai em 13 e sobe em 8 unidades e no DF
30/04/2025
Mostrar tudo

Bahia.Ba

A produção de petróleo e gás da Petrobras cresceu 5,4% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. A companhia alcançou média diária de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente (MMboed), impulsionada pela entrada em operação de novas plataformas no pré-sal e maior eficiência operacional.

Entre os fatores que contribuíram para o aumento estão a redução nas paradas para manutenção e o melhor desempenho das operações na Bacia de Santos. Destacam-se ainda a entrada em produção do FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, e do FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero.

“A entrada em operação do FPSO Almirante Tamandaré é estratégica para a Petrobras. É uma plataforma de alta capacidade com tecnologias de descarbonização que aumentam a eficiência e reduzem emissões”, afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Produção da estatal, Renata Baruzzi.

Apesar do crescimento na produção, as vendas de derivados de petróleo recuaram no trimestre, impactadas pela sazonalidade típica do início do ano. As vendas de gasolina caíram 7,9% em relação ao quarto trimestre de 2024, e as de querosene de aviação (QAV) recuaram 1,7%. O diesel manteve estabilidade, com o tipo S-10 representando 66% das vendas do combustível.

Também foram registradas quedas nas vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta e óleo combustível, influenciadas por menor consumo residencial, paradas em refinarias e substituição por outros combustíveis no setor industrial. Houve, no entanto, alta nas vendas para o segmento marítimo, puxada pelo aumento sazonal da atividade de cruzeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *