Sindicombustíveis alerta para a prevenção contra o câncer de próstata

Campanha busca combater sonegação de R$2 bi por ano no setor de combustíveis
04/11/2016
A síndrome do controle de preços
05/11/2016

Fonte: Bahia Já
No mês de mobilização contra o câncer de próstata, Novembro Azul, o Sindicombustíveis Bahia, através do Projeto Posto Solidário, lança a campanha “Cuidar da Saúde é coisa para homem”. O câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens, mas a prevenção ainda é motivo de tabu e preconceito. Para alertar os revendedores de combustíveis e motoristas sobre a importância de se prevenir, o sindicato aderiu à campanha.

Os motoristas, ao abastecerem em postos de combustíveis de Salvador, da Região Metropolitana e de cidades do interior da Bahia, vão receber dos frentistas folder informativo sobre como se prevenir, os sintomas e tratamentos do câncer de próstata. No grupo de risco, homens a partir de 45 anos devem fazer os exames de toque retal e de sangue para a dosagem do PSA, uma proteína que serve como marcador tumoral.
Segundo pesquisas médicas, a expectativa de cura do câncer de próstata é de 90%, quando diagnosticado no início da doença. “Para não corrermos riscos, são necessários cuidados com a saúde e prevenção”, comenta o presidente do sindicato, José Augusto Costa.

O Sindicombustíveis Bahia foi criado em dezembro de 1963, representa mais de 2,7 mil empresas revendedoras de combustíveis que empregam mais de 50 mil pessoas em todo o Estado. O segmento de combustíveis é responsável por mais de 25% da arrecadação de ICMS do Estado da Bahia. O Projeto Posto Solidário reforça o compromisso da revenda de combustíveis da Bahia com a sociedade através de ações educativas, de fórum de discussões e de doações solidárias.