Vendas de diesel e gasolina da Petrobras caem mais de 10% no 1º tri

72º Leilão de Biodiesel da ANP negocia 1,021 bilhão de litros
29/04/2020

Fonte: Reuters

As vendas de diesel da Petrobras no primeiro trimestre alcançaram 610 mil barris por dia no mercado interno, queda de cerca de 12,5% nas comparações anual e trimestral, em meio a um aumento da participação do combustível importado, informou a estatal nesta segunda-feira.
A empresa lembrou que as vendas de diesel no primeiro trimestre normalmente apresentam redução sazonal em relação ao quarto trimestre e que, especificamente a partir da segunda quinzena do mês de março, a redução na produção foi mais acentuada devido aos efeitos do Covid-19 no mercado de derivados.
O total produzido de diesel, o combustível mais vendido no país, caiu 2,1% na comparação anual, somando 666 mil barris/dia.
Já as vendas de gasolina da Petrobras no mercado interno alcançam 330 mil barris ao dia, queda de 14,3% na comparação anual, em meio ao aumento da gasolina importada no mercado, além de efeitos do coronavírus na segunda metade de março.
A produção de Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como gás de cozinha, aumentou 5,1% no 1ª tri, enquanto as vendas aumentaram 2,3% na comparação anual.
“A partir de março houve aumento do consumo do derivado no segmento residencial, ocasionado pelas medidas de isolamento social”, disse a Petrobras.
Apesar de relatos de escassez do produto, devido a uma corrida aos revendedores de gás de cozinha, a Petrobras reafirmou que o mercado de GLP foi plenamente garantido a partir de medidas operacionais nas refinarias e unidades de tratamento de gás, complementadas por importações.
O fator de utilização das refinarias subiu para 79%, ante 75% no mesmo período do ano passado e 76% no quarto trimestre, permitindo um aumento de 5,5% no refino total, para 1,8 milhão de barris ao dia.
As vendas trimestrais de gás natural da Petrobras somaram 72 milhões de metros cúbicos/dia, queda de 4% na comparação anual, enquanto a importação de gás natural pela empresa no período atingiu 20 milhões de metros cúbicos/dia, aumento de 11,1% na comparação anual.
A geração de energia elétrica pela Petrobras foi de 1.679 MW médios no primeiro trimestre, redução de 30,2% na comparação anual.