Petróleo, carvão e gás natural devem atingir pico de demanda até 2030, diz AIE

Aquisições de Chevron e Exxon mostram ‘corrida armamentista’ por petróleo
25/10/2023
Brasil vai ultrapassar produção de 4 milhões de barris de petróleo por dia em 2025, diz diretor-geral da ANP
25/10/2023
Mostrar tudo


Estadão Conteúdo

A demanda das três categorias de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) deverão atingir um pico até 2030, avalia a Agência Internacional de Energia (AIE), em seu novo relatório de perspectivas para a energia global, divulgado nesta terça-feira (24).

“Juntamente com a implantação de alternativas de baixas emissões, o ritmo a que novos ativos que utilizam combustíveis fósseis estão sendo ao sistema energético abrandou”, pontua a AIE no relatório.

Por outro lado, o documento destaca que os projetos de energia limpa enfrentam “obstáculos” nos mercados devido à inflação dos custos, gargalos na cadeia de oferta e custos de financiamento mais elevados.

De acordo com a análise, o fim da era de crescimento dos combustíveis fósseis não significa o fim do investimento, “mas enfraquece a justificação para qualquer aumento nas despesas”.

Para suas previsões, a AIE projeta três cenários:

  • o de Políticas Declaradas (STEPS), que fornece perspectiva baseada nas configurações políticas mais recentes;
  • o de Promessas Anunciadas (APS), que pressupõe que todas as metas nacionais em matéria de energia e clima definidas pelos governos sejam cumpridas na íntegra e dentro do prazo;
  • o de Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE), que limita o aquecimento global a 1,5 grau celsius.

De acordo com a agência, a energia limpa é o aspecto mais dinâmico do investimento energético global em todos os cenários, visto que a previsão é que haja um crescimento desse tipo de energia devido aos estímulos políticos e de mercado.

“Em todas as projeções, a dinâmica por trás da economia de energia limpa é suficiente para produzir um pico na procura de carvão, petróleo e gás natural nesta década, embora as taxas de declínio pós o pico variem amplamente.”

Porém, a AIE destaca que o corte de gastos com petróleo e gás não colocará o mundo no caminho certo para o cenário NZE: “a chave para uma transição ordenada é aumentar o investimento em todos os aspectos de um sistema de energia limpa”.

O relatório ainda reforça que a volatilidade nos mercados energéticos destacou a importância de um “fornecimento acessível, fiável e resiliente”, principalmente nas economias em desenvolvimento, mais sensíveis aos preços.

“Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento são responsáveis por quase 80% do crescimento global da procura de eletricidade no cenário de Políticas Declaradas, e por mais de dois terços nos outros cenários.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *