Valor Econômico
A Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa controlada pela Engie e responsável pela malha de gasodutos do Norte e Nordeste, espera assinar até meados do mês os contratos de transporte que viabilizarão a entrada dos novos fornecedores de gás natural do mercado nordestino no início do ano que vem. O ano de 2022 marca não só a diversificação da carteira de clientes, mas também os primeiros investimentos da empresa na expansão da infraestrutura, após a privatização da companhia em 2019.
Ao todo, sete grupos diferentes tiveram os pedidos de acesso ao sistema atendidos pela TAG: os produtores Shell, Galp, Equinor, Petrorecôncavo e Origem Energia; a comercializadora Compass; e o cliente livre Proquigel.
O acesso à malha de gasodutos é uma condição necessária para que os contratos entre os novos fornecedores e as distribuidoras estaduais – ou consumidores livres – sejam efetivados em 2022. Shell e PetroReconcavo, por exemplo, já têm acordos fechados com a Copergás (PE) e Potigás (RN), respectivamente. As duas petroleiras, juntamente com a Galp, Equinor, Origem e Compass, estão em fase final de negociações de contratos com outras concessionárias locais.
O diretor comercial e regulatório da TAG, Ovídio Quintana, afirma que os contratos extraordinários de transporte, com vigência de um ano, foram estruturados como uma forma de viabilizar a entrada desses agentes na virada do ano – quando se encerra parte dos contratos de suprimento
entre a Petrobras e as distribuidoras estaduais – enquanto a TAG não formaliza a chamada pública para contratação da capacidade disponível dos gasodutos. A concorrência deve ser realizada em 2022, visando o acesso ao sistema a partir de 2023. A concorrência deve ser realizada em 2022, visando o acesso ao sistema a partir de 2023. “Entendemos que, para viabilizar a janela de 2022, era importante dar celeridade [ao acesso aos gasodutos, por meio dos acordos extraordinários]”, disse.
Segundo o executivo, os contratos representam um marco para a abertura do mercado. Já para a transportadora, significa diversificar a carteira de clientes. Hoje, os únicos carregadores (agentes que contratam a capacidade dos dutos) da TAG são a Petrobras e a Proquigel – que arrendou as fábricas de fertilizantes da estatal na Bahia e Sergipe e já tinha um contrato na modalidade interruptível com a transportadora, mas que agora poderá fechar um acordo firme.