EIXOS
O governo federal marcou para esta quarta-feira (12/8) a assinatura dos decretos que regulamentam o combustível sustentável de aviação (SAF), a captura e estocagem geológica de carbono (CCS) e o hidrogênio de baixo carbono. A cerimônia com a presença do presidente Lula (PT) está prevista para as 15h.
Os novos decretos vão se desdobrar numa extensa agenda de regulamentações pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos próximos meses.
No caso do CCS, caberá à ANP autorizar a atividade, além de disciplinar as condições técnicas e o procedimento para a autorização, regulação, fiscalização e encerramento da captura, transporte por meio de dutos e estocagem geológica de CO2.
Já o decreto do hidrogênio é uma regulamentação do marco legal para a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Antes, a ANP ainda tem o desafio de avançar no biometano. A agência espera para o próximo mês o início das emissões dos primeiros certificados de origem do biometano (CGOBs), que serão responsáveis por comprovar o cumprimento do mandato criado pela Lei do Combustível do Futuro.
Enquanto isso, os produtores de biometano cobram um calendário plurianual para aumento do mandato do biocombustível.