Compartilhamento: saída para popularizar carros elétricos

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A Tarde

Eletrificação é a alternativa para garantir mobilidade com menor impacto ambiental. O que antes era tendência hoje avança velozmente no mundo inteiro. Com incentivos, investimentos e programas, em países de vários continentes. O Reino Unido vai proibir a venda de carros novos e vans movidos a gasolina e a diesel a partir de 2030.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fez o anúncio semana passada e apresentou um plano de “revolução industrial verde”, com o objetivo de zerar as emissões de carbono do país até 2050.
Na mesma linha, a Alemanha anunciou até cinco bilhões de euros em ajuda do governo (mais de R$ 30 bilhões) para o fomento de veículos elétricos. A indústria automobilística vai receber até cinco bilhões de euros em ajuda do governo (mais de R$ 30 bilhões), para superar a crise e fazer a transição para os veículos elétricos.
Na Alemanha há incentivos para que a população compre veículos elétricos, para substituição de caminhões antigos e instalação de pontos de recarga. O governo alemão deseja que ao menos 25% dos postos de combustíveis tenham infraestrutura de recarga rápida até o fim de 2022, 50% até 2024, e 75% até 2026.
O governo chinês já determinou que 20% dos carros em circulação na China, em 2025, deverão ser eletrificados ou movidos a combustíveis alternativos. E criou um programa de incentivos para atingir a meta. O governo chinês promove os veículos elétricos, e apoia a indústria rumo à eletrificação, como uma saída para reduzir a poluição.
No Brasil, a onda dos veículos elétricos não para de crescer, com lançamentos e ampliação dos pontos de recargas. Mas o preço dos carros elétricos e híbridos ainda cria uma barreira de acesso para a imensa maioria dos consumidores. No entanto, o sistema de compartilhamento de carros, com foco no veículo elétrico, pode ser o caminho para tornar a tecnologia acessível.
A capital baiana entrou na rota dos veículos elétricos, e daqui a alguns anos pegar emprestado um carro elétrico em Salvador pode ser tão fácil quanto retirar uma Bike do Itaú. Ao menos essa foi a promessa do banco, no lançamento do Itaú VEC. Imagina encontrar na estação um Jaguar I-Pace, BMW i3 ou JAC iEV40, escolher um dos modelos, desbloquear pelo app e sair rodando. A capital cearense, tem uma experiência semelhante, o Vamo Fortaleza, e a gente espera que a novidade chegue logo a São Salvador.

http://atarde.uol.com.br/coluna/autobrasil/2147573-compartilhamento-saida-para-popularizar-carros-eletricos-premium

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