Conquista: Bahiagás apresenta projeto de implantação do Gás Natural no município

Bahiagás apresenta Projeto de Expansão em Jequié
Inscrições abertas para o Curso NR20

Blog do Sena

A implementação do gás natural em Vitória da Conquista deu mais um passo na noite desta segunda-feira (15). Em um evento realizado na casa de eventos Limão Doce, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavaza, apresentou o projeto de implantação gasoduto no município.

A primeira parte do projeto prevê a construção da rede local com 58 km de extensão, dos quais 3km serão construídos de forma mais imediata para o abastecimento do Distrito Industrial. Os investimentos da primeira etapa são na ordem de R$ 70 milhões. Existe ainda um projeto para construção do gasoduto Vitória da Conquista a Jequié, que terá extensão de 150 quilômetros e um investimento de R$ 260 milhões.

O evento reuniu empresários, vereadores e várias lideranças locais e regionais, além de representantes do movimento Duplica Sudoeste, encabeçado pelo empresário Zé Maria Caires, a presidente da OAB-Subseção Vitória da Conquista, Luciana Silva, representantes da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras entidades. O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que foi um dos principais articuladores da vinda do gás natural para o município marcou presença no evento ao lado do pré-candidato a prefeito, Waldenor Pereira (PT).

A apresentação do projeto dá continuidade à agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que anunciou o projeto em novembro, em visita ao município. “Essa noite é memorável para a Bahiagás e dá sequência aos compromissos que o governador assumiu com os conquistenses, com instituições da sociedade civil e com lideranças corporativas que entendem a importância do energético menos poluente dos fósseis, mais importante para a proteção do Meio Ambiente e para a temática da descarbonização”, disse o presidente Luiz Gavaza.

A implantação do gás natural também deve promover a integração com outras empresas, a exemplo da Embasa, além de oportunizar novas formar de geração de renda. “A gente deve apresentar um projeto-piloto com a Embasa, para que a gente possa pegar os dejetos sanitários e poder transfomá-los em um projeto pioneiro de biometano, a partir dessa fonte do esgotamento sanitário. São muitas oportunidades. Quando a gente está construindo um gasoduto a gente emprega temporariamente, a gente está promovendo as empresas que ganham a licitação, a gente promove a indústria da gastronomia e da hotelaria, mas, quando a gente termina o gasoduto e com ele em operação, a gente está viabilizando indústrias com melhor condições econômicas, que podem ampliar seus negócios e empregar mais gente, a gente está trazendo oportunidades de arrecadação de recursos, porque já uma movimentação maior da economia”, ponderou Gavaza.

A obra já está em processo de licitação, mas ainda não existe um prazo para o início. “Nossa meta é dar o início das obras ainda nesse primeiro semestre, nesse trecho menor de 3km mais a estação de distribuição. Já temos o terreno cedido em comodato pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), isto tudo posto, leva a projeção de que no final de 2024 a gente já tenha gás aqui na Região Sudoeste”, disse.