Considerando o biocombustível do futuro, por grandes empresas como a Raízen, o etanol é um divisor de águas para diminuição de consumo de combustíveis fósseis no mundo

Mais barato e seguro: GNV é opção viável à gasolina, vilã na alta da inflação
17/06/2021
GNC – O mais novo combustível que passa a ser vendido no país
17/06/2021

UDOP

Etanol brasileiro apresenta melhores condições para contribuir com a diminuição de poluentes gerados pelos combustíveis

Diante da expectativa de crescimento gerada sobre o etanol, a Raízen busca por aperfeiçoamentos para ampliar o atendimento à essa demanda. E entrevista realizada pelo portal Energia Que Fala Com Você, o executivo da Raízen, Francis Vernon Quenn, falou sobre as expectativas da companhia sobre essa ampliação do uso do etanol.

Sobre os novos investimentos realizados pelos países

Perguntado sobre os possíveis investimentos a serem realizados pela Índia e China, nos próximos anos, algo que pode chegar a 20 bilhões de litros, o vice-presidente ressaltou a qualidade do produto produzido pelo Brasil. ” É importante destacar os enormes diferenciais do nosso etanol. Atualmente, é a melhor solução global para deslocar consumo de combustível fósseis, tanto economicamente, quanto ambientalmente´´, destacou.

A contribuição que o etanol brasileiro agrega à saúde do meio ambiente mundialmente

Diante da necessidade de combustíveis renováveis, o Queen falou sobre as propriedades do etanol brasileiro, que possui melhores resultados do que outros combustíveis pelo mundo. ´´ O etanol brasileiro emite CO2 cerca de 4,5 vezes menos que a gasolina nos Estados Unidos. E o veículo híbrido, que está disponível comercialmente no Brasil, já é hoje o de menor emissão, inclusive comparado com alternativas de EVs globalmente´´, informou.

Como a Raízen tem se preparado para atender o uso do etanol em demais setores de produção

Além do uso do etanol para fabricação de combustíveis, o produto vem sendo utilizado para atender a outras produções, e isso tem provocado uma preparação ainda maior da empresa. “Na visão da Raízen, o desafio será muito grande, uma vez que observamos não só o aumento da demanda global para adição do etanol à gasolina, mas também observamos uma demanda crescente para uso do etanol para outros fins, como plástico verde, SAF (Sustainable aviation fuel) e outros´´.

Dados sobre a produção de etanol no Brasil

Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2019/2020, o país bateu recorde de produção de etanol, atingindo a marca de 35,6 bilhões de litros do produto.

Por fim, diante de toda essa demanda que se vê pela frente, o executivo ainda afirmou que a empresa vem se preparando investido em qualificação de tecnologia para acompanhar esse crescimento. “Acreditamos que a tecnologia vai ajudar de forma significativa. Hoje, a Raízen possui tecnologia de etanol de segunda geração (E2G), que tem o potencial de aumentar em aproximadamente 50% a produção atual no Brasil. Essa tecnologia também pode ser utilizada com outros tipos de biomassa. Acreditamos que esse tipo de solução será um pilar importante da solução global de atendimento a essa demanda crescente”, disse.

Conheça mais detalhes sobre a Raízen

Raízen: uma verdadeira potência verde. Referência global em bioenergia, é uma empresa protagonista na transição energética e está redefinindo o futuro da energia.

A Raízen está entre os maiores grupos empresariais privados do Brasil, e o seu time é seu maior diferencial: mais de 29 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios espalhados pelo país.

Sua origem está no solo brasileiro, embora também haja atuação na Argentina, com ambição de ampliação para ganhar o mundo. A empresa impulsiona a sociedade com soluções em energia, o que justifica seu nome:

RAÍZEN = RAIZ + ENERGIA

A Raízen tem um modelo único de atuação e está presente de ponta a ponta: com produção e venda de energia renovável e açúcar, a partir da cana-de-açúcar, levando essa energia para diversos cantos no mundo. Com uma forte atuação em Marketing & Serviços, presente ao longo de todo o território brasileiro e argentino, ela distribui combustíveis, e leva energia, por meio dos Postos Shell, facilitando o dia a dia de seus clientes, com digitalização na palma da mão e mais próximos, por meio do seu segmento de Proximidade.

Fonte: Click Petróleo e Gás