Etanol/Cepea: distribuidora eleva demanda após feriados
12/01/2021
Saída da Ford indica que montadoras precisam se adaptar
13/01/2021

Valor Econômico

Preços do etanol subiram na maior parte dos Estados do país na semana passada

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) subiram em 17 Estados e caíram em oito Estados e no Distrito Federal na semana encerrada no dia 9 janeiro, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O movimento ocorreu paralelamente à alta da gasolina, que subiu em 22 Estados e no DF no mesmo período e só caiu em três unidades federativas.

A alta da gasolina nos postos do país vem ocorrendo nas últimas quatro semanas, apesar de o último aumento de preço da gasolina A pela Petrobras nas refinarias ter ocorrido já há um mês.

Já os preços do etanol hidratado vendido pelas usinas paulistas, medido pelo indicador Cepea/Esalq, têm registrado altas há três semanas. Ao mesmo tempo, o indicador do Cepea para o etanol anidro (misturado à gasolina, em proprção de 27%) em São Paulo acumulou queda nas últimas duas semanas.

Com as altas do etanol nas bombas na última semana, o biocombustível continuou economicamente vantajoso do que a gasolina apenas em Goias e Mato Grosso, onde seu preço ficou abaixo de 70% do valor da gasolina (patamar de equivalência energética para a média da frota flex brasileira).

Em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, o preço do etanol subiu ao equivalente a 71% do valor do combustível fóssil, ligeiramente acima da paridade.