Fitch mantém notas de crédito da Petrobras, com perspectiva negativa

Mais austera, América Latina elimina subsídios a combustíveis
27/01/2017
Petrobras reduz preço da gasolina e diesel nas refinarias
27/01/2017

Fonte: Valor Econômico
A agência de classificação de risco Fitch manteve sua classificação para o rating em moeda estrangeira e local da Petrobras em ‘BB’, com perspectiva ainda negativa. A nota em escala nacional é ‘AA+(bra)’.
Segundo a Fitch, o rating da estatal continua refletindo o suporte da nota soberana do Brasil e da importância estratégica que a empresa possui para o governo, sendo considerada uma forma de monopólio de fornecimento de combustíveis. O governo possui atualmente 60,5% do capital votante da Petrobras e uma participação financeira de 46%.
Além disso, o perfil de crédito da Petrobras é sustentado pelo seu acesso a recursos dos bancos públicos. Sem a proximidade e apoio da nota soberana, o rating individual da petrolífera seria de ‘BB¬’.
A Fitch espera que a Petrobras gere um fluxo de caixa neutro no médio prazo, que será guiado pela crescente produção; expectativa de prêmios dos preços sobre a paridade internacional; pela menor distribuição de dividendos; e por menos investimentos.
A alavancagem da estatal só será reduzida se seu programa de desinvestimentos de ativos for bem sucedido, o que na visão da agência, é incerto e difícil de prever, embora a empresa tenha demonstrado progressos significativos. A Fitch espera que a Petrobras registre uma relação de dívida e Ebitda de quatro vezes a cinco vezes no médio prazo.
A Fitch afirmou por último que suas projeções estão baseadas em um cenário de aumento de produção para cerca de 3,1 milhões de barris de óleo equivalente por dia nos próximos três a cinco anos. “Por outro lado, a produção deve continuar relativamente contida nos próximos dois anos”.